Engenharia de software atividade avaliativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquise sobre metodologias de desenvolvimento ágil de software, e faça um resumo com as principais características da metodologia Programação Extremo (XP) e Scrum.


Conceitos básicos sobre Metodologias Ágeis para Desenvolvimento de Software
(Metodologias Clássicas x Extreme Programming x Scrum)

Este trabalho tem como objetivo fazer uma apresentação conceitual sobre duas das maisconhecidas Metodologias Ágeis para Desenvolvimento de Software, a Extreme Programming e o SCRUM

1. Metodologias Clássicas (Tradicionais)

Também conhecidas como Metodologias orientadas a planejamento, as Metodologias Clássicas dominaram a forma de desenvolvimento de softwares até o início da década de 90, Entretanto, estas metodologias devem ser aplicadas apenas em situações em que os requisitos dosistema são estáveis e os requisitos futuros são previsíveis.

Metodologias ou Processos orientados a documentação são, de certa forma, barreiras impostas ao desenvolvimento, pois muitas organizações não possuem recursos para processos pesados de produção de software. Por esta razão, as organizações pequenas acabam por não usar nenhum processo. Isto pode trazer efeitos negativos no que dizrespeito a qualidade do produto final, além de dificultar a entrega do software nos prazos, custos e funcionalidades previamente definida

2. Metodologias Ágeis e o Manifesto Ágil

A expressão “Metodologias Ágeis” tornou-se conhecida em 2001, quando especialistas em processos de desenvolvimento de software representando entre outros, os métodos Scrum e Extreme Programming (XP), foramestabelecidos princípios e características comuns destes métodos. Assim foi criada a “Aliança Ágil” e efetuou-se o estabelecimento do “Manifesto Ágil”.

Principais conceitos do Manifesto Ágil:

- Pessoas e interações, ao contrário de processos e ferramentas.
- Software executável, ao contrário de documentação extensa e confusa.
- Colaboração do cliente, ao contrário de constantes negociações decontratos.
- Respostas rápidas para as mudanças, ao contrário de seguir planos previamente definidos.




Extreme Programming (XP)

A Extreme Programming (XP) é uma Metodologia Ágil para equipes pequenas e médias que desenvolvem software baseado em requisitos vagos e que se modificam rapidamente. Entre as principais diferenças da XP em relação às Metodologias Clássicas estão o feedbackconstante, a abordagem incremental e o encorajamento da comunicação entre as pessoas.

A maioria das regras da XP causa surpresa no primeiro contato e muitas não fazem sentido se aplicadas isoladamente. É a força de seu conjunto que sustenta o sucesso da XP, trazendo uma verdadeira revolução no desenvolvimento de software.

O principal objetivo da XP é dar agilidade ao desenvolvimento do projeto ebusca garantir a satisfação do cliente. As práticas, regras, e os valores da XP garantem um agradável ambiente de desenvolvimento de software para os seus seguidores, que são conduzidos por quatro princípios básicos:

A – Princípio da Comunicação - busca manter o melhor relacionamento possível entre clientes e desenvolvedores, preferindo conversas pessoais a outros meios de comunicação.

B –Princípio da Simplicidade - entende-se como simplicidade, a busca do objetivo de implementar o software com o menor número possível de classes e métodos. Outra ideia importante deste princípio é procurar implementar apenas requisitos atuais, evitando assim adicionar funcionalidades que podem ser importantes apenas no futuro. A aposta da XP é que é melhor fazer algo simples hoje do que implementar algocomplicado hoje que talvez não venha a ser usado.

C – Princípio do Feedback - A prática do feedback constante significa que o desenvolvedor terá informações constantes do código e do cliente. A informação do código é dada pelos testes constantes, que indicam os erros tanto individuais quanto do software integrado.

D – Princípio da Coragem - Sabe-se que não são todas as pessoas que possuem...
tracking img