Engenharia de softaware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Adalberto Faria dos Reis; Ivanir da Costa

Proposta de integração da Engenharia de Software nas estratégias empresariais
ADALBERTO FARIA IVANIR
DA DOS

REIS

COSTA

Universidade Paulista

Resumo
As empresas vivem os desafios constantes de produzir software de alta qualidade, de impacto no sucesso de seus negócios, com ótima relação custo–benefício e, acima de tudo, em curto prazo. Aengenharia de software estabelece a importância de considerar a estratégia da organização e a geração de valor no planejamento e na implantação dos seus projetos. Como parte dos desafios, é preciso escolher uma das opções de modelos de desenvolvimento e manutenção de sistemas, classificados como ágeis ou rigorosos. É chegado o momento de propor o tratamento desses temas de forma integrada, atravésda prática do pensamento e da ação estratégica a serem aplicados pelos engenheiros de software no transcorrer de seus trabalhos. Um modelo de ação e comportamento estratégicos é proposto por este trabalho, capaz de auxiliar os engenheiros de software neste empreendimento, e são mencionados outros modelos e ferramentas que podem ser usados como apoio e complemento.

Palavras-chave
Engenharia desoftware, planejamento estratégico de software.

Proposition for Software Engineering integration into enterprise strategies
Abstract
Enterprises face the challenges to produce high-quality software that support business success at an optimal cost-benefit ratio and in short term. Software Engineering reckons the importance of business strategy and value generation as basis for planning andimplementation of its projects. As part of the challenges, it is necessary to choose one of the models for systems development and maintenance, classified as agile or rigorous. It is time to propose the management of all these matters in an integrated way, through the practice of strategic thinking and action by software engineers during their work. An action and behavior model is proposed by thisarticle, which is able to support software engineers in such endeavor, and other models and tools are mentioned that can be of additional help.

Key words
Software engineering, software strategic planning.

448

Revista Produção, v. 15, n. 3, p. 448-455, Set./Dez. 2005

Proposta de integração da Engenharia de Software nas estratégias empresariais

INTRODUÇÃO
Muitos profissionais desoftware trabalham em organizações que vivem a competição contra os concorrentes como parte inseparável de seu dia-a-dia. Neste contexto, a busca pela diferenciação estratégica e pela vantagem competitiva é esforço constante, que envolve toda a organização. Os autores sobre estratégia, administração e engenharia de produção defendem que este esforço também deve ser rápido, sob pena de não trazertodos os potenciais benefícios para quem o empreende. Recomenda-se a elaboração, ou redesenho, simultânea e integrada de processos, de tecnologias de produção e de informação, e ações de marketing como forma de reduzir os prazos de implantação e, desta forma, aumentar a vantagem sobre os concorrentes (SLACK, 2003; PORTER, 1986; HILL, 1993). Os profissionais de software têm tido uma participaçãomarginal neste cenário, e normalmente as decisões importantes são tomadas sem sua participação efetiva, e lhe resta o papel de participar da implantação de um plano formulado em outras áreas da organização. Como resultado, acontecem os conflitos, desgastes e a frustração entre as áreas que decidem e as que executam os planos (HILL, 1993). É preciso reconhecer que há razões para esta exclusão do processodecisório em nível estratégico, pela tradicional dificuldade de diálogo entre os profissionais das áreas de negócio e os de software. Os dois grupos têm formação técnica diferente, sendo os temas de tecnologia da informação (TI) normalmente pouco familiares à maioria dos profissionais das diferentes áreas de negócio: finanças, marketing, vendas, produção, RH; enquanto os temas sobre estratégia...
tracking img