Engenharia de softaware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Rio Preto

Trabalho #1: HISTÓRIA DAS
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

Turma: 51351-0
Disciplina: Compiladores
Curso: Ciência da Computação


O primeiro projeto de linguagem de programação surgiu para um computador que não existia, sendo idealizada por Ada Lovelace, esposa de William King-Noel. O projeto do primeiro computador foi idealizado por Charles Babbage que,após gastar fortunas e um longo tempo, não conseguiu concretizar o projeto. A linguagem de programação ADA foi batizada em homenagem a esta primeira programadora.
Uma das primeiras linguagens de programação para computadores foi provavelmente Plankalkül, criada por Konrad Zuse na Alemanha Nazista, mas que teve pouco ou nenhum impacto no futuro das linguagens de programação.
A primeira linguagem deprogramação de alto nível amplamente usada foi Fortran, criada em 1954.

Linguagens de Computador

No início da Computação, a programação era realizada através da abertura e fechamento de válvulas eletrônicas por meio de chaves que controlavam a passagem de corrente pelas válvulas. Era uma tarefa essencialmente de manipulação física do hardware.

A Linguagem pode ser dividida em 3 níveis:* Linguagens de baixo nível
São linguagens totalmente dependentes da máquina, ou seja, que o programa que se realiza com este tipo de linguagem não pode ser migrado ou utilizado em outras máquinas.

Ao estar praticamente desenhado a medida do hardware, aproveitam ao máximo as características do mesmo.

Dentro deste grupo se encontram:
A linguagem máquina: esta linguagem ordena àmáquina as operações fundamentais para seu funcionamento. Consiste na combinação de 0's e 1's para formar as ordens entendíveis pelo hardware da máquina.
Esta linguagem é muito mais rápida que as linguagens de alto nível. A desvantagem é que são bastante difíceis de manejar e usar, além de ter códigos fonte enormes onde encontrar uma falha é quase impossível.
A linguagem Assembler é um derivado dalinguagem máquina e está formada por abreviaturas de letras e números chamados mnemotécnicos. Com o aparecimento desta linguagem se criaram os programas tradutores para poder passar os programas escritos em linguagem assembler a linguagem máquina. Como vantagem com respeito ao código máquina é que os códigos fontes eram mais curtos e os programas criados ocupavam menos memória. As desvantagensdesta linguagem continuam sendo praticamente as mesmas que as da linguagem assembler, acrescentando a dificuldade de ter que aprender uma nova linguagem difícil de provar e manter.

* Linguagens de alto nível
São aquelas que se encontram mais próximas à linguagem natural que à linguagem máquina.
Estão dirigidas a solucionar problemas mediante o uso de Estruturas Dinâmicas de Dados.Trata-se de linguagens independentes da arquitetura do computador. Sendo assim, à princípio, um programa escrito em uma linguagem de alto nível, pode ser migrado de uma máquina a outra sem nenhum tipo de problema.

Estas linguagens permitem ao programador se esquecer completamente do funcionamento interno da máquina/s para a que está desenhando o programa. Somente necessita de um tradutor que entendao código fonte como as características da máquina.
Costumam usar tipos de dados para a programação e existem linguagens de propósito gerais (qualquer tipo de aplicação) e de propósito específicas (como FORTRAN para trabalhos científicos).

* Linguagens de Médio nível
Trata-se de um termo não aceito por todos, porém certamente vocês já devem ter escutado. Estas linguagens se encontram emum ponto médio entre as duas anteriores. Dentro destas linguagens poderia se situar C já que pode acessar aos registros do sistema, trabalhar com endereços de memória, todas elas características de linguagens de baixo nível e ao mesmo tempo realizar operações de alto nível.

A evolução das linguagens de programação pode ser dividida em 5 etapas ou gerações.
* Primeira geração:...
tracking img