Engenharia de producao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2851 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia de produção
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (Redirecionado de Engenharia de Produção) Ir para: navegação, pesquisa Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas esta(s) não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas derodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Nota: Para uma abordagem mais abrangente, veja Engenharia industrial.

Em 1943, a fábrica da Ford Motor Company utilizou princípios de engenharia de produção para atingir um recorde de produção em massa da aeronave militar B-24 Liberator durante a Segunda Guerra Mundial.

Engenharia de produção (também conhecida porengenharia de produção industrial, Econometria ou ainda engenharia industrial no Brasil) é o ramo da engenharia que dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e maior de conhecimentos e habilidades, para que utilizando-se desse conhecimento especializado em matemática (Métodos Quantitativos), física (MétodosQuantitativos) e ciências sociais (Estrutura social da Organização), em conjunto com análise e projetos/atividades de engenharia e Programas de Desenvolvimento de forma geral, que ela possa especificar dentro de variáveis e constantes verificáveis dentro de uma Economia organizada, também chamada de "Economia de Guerra", por Mario Henrique Simonsen, emérito professor dessa matéria na Universidade deBrasília e Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro , prever e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas, controlados por Computadores. De modo geral, a engenharia de produção, ao enfatizar as dimensões do sistema produtivo nas mais diversas organizações, ocupa-se das atividades de projetar processos produtivos, viabilizar Estratégias produtivas, planejar a produção, produzir e distribuirprodutos que a sociedade valoriza. Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada por esta Engenharia, são de grande importância para a elevação da competitividade das Empresas e, por conseguinte, do País.

Índice
    
1 História 2 Mercado de Trabalho o 2.1 Organizações Empregadoras 3 Perfil Profissional o 3.1 Competências Científicas o 3.2 Competências Pessoais 4 Áreas deAtuação o 4.1 Áreas de atuação destacadas o 4.2 Problemas tratados 5 Exemplos de atuação o 5.1 Na gestão do trabalho e da empresa o 5.2 Na área de planejamento industrial o 5.3 Como gestor do sistema produtivo 6 Disciplinas estudadas



  

7 Diferenças entre Engenharia de Produção e Administração 8 Ver também 9 Ligações externas

História
Durante o século XVIII a "RevoluçãoIndustrial" mudava a forma de organizar a produção. As inovações de então não estavam restritas à técnica e à tecnologia, mas também à organização do trabalho. A relação do homem com o trabalho transformava-se, ao fim do processo dessa primeira industrialização chegava ao fim do Capitalismo dito mercantilista, segundo Marx, cuja produção era organizada em ofícios. Com o paulatino progresso do setorindustrial à época, surgia a necessidade latente de organizar e administrar complexos sistemas de produção. Latência essa que se agravou com a Segunda Revolução Industrial e seus avanços tecnológicos. A tarefa de analisar o trabalho para racionalizá-lo, contudo, seria feito apenas no final do século XIX e durante o século XX. O berço da disciplina foi a indústria metal-mecânica e a Economia, com otítulo, para alguns professores, de Econometria, como um curso de pós-graduação nas faculdades de forma teórica e nas empresas de forma prática - teórica. Em sua origem, tomou forma com o nome de Engenharia da Produção - Industrial e foi preconizada por F.W. Taylor, Frank e Lillian Gilbreth, H.L. Gantt, Walter A. Shewart, Henry Fayol, dentre outros. Para mais tarde, com o advento da produção em massa...
tracking img