Engenharia de producao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM
PEQUENAS EMPRESAS COMO DIFERENCIAL
COMPETITIVO
Marcel Faria Fraga
Graduado em Arquitetura e Urbanismo – UFMG
Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos – UFMG
Coordenador de Projetos na Lume Estratégia Ambiental
E-Mail – arqmarcel@gmail.com
Maurílio Antônio Tolentino
Graduado em Economia – Universidade de Itaúna
Pós-Graduado emControladoria e Finanças – UFMG
MBA Executivo em Telecom – IBMEC
Mestrando em Administração – FEAD Minas
Gestor Financeiro na Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S.A.
E-Mail – mauriliotolentino@yahoo.com.br
RESUMO
Em tempos de globalização e aumento da competitividade, o modelo adotado porpequenas empresas, baseada em divisão de tarefas, com hierarquia plenamentehorizontal e falta de umametodologia concreta de objetivos e metas, pode ser umcomplicador.
O artigo em questão trata de um estudo de caso da implementação de um modelode gestão de projetos, as dificuldades de se romper as barreiras culturais dessaempresa e os primeiros retornos oriundos através do uso de algumas das melhorespráticas de gerenciamento de projetos.

Palavras-Chave: Gerenciamento de Projetos; Competitividade;Comunicação;
Recursos Humanos

INTRODUÇÃO
As organizações modernas procuram a todo o momento preencher as lacunas entre
o planejamento e a execução.
Para tanto essas empresas podem se apoiar em preceitos do gerenciamento deprojetos, buscando implementá-los e aperfeiçoá-los ao longo do tempo, medindosempre que possível seu nível de maturidade de forma a permitir o desenvolvimentode suasestratégias na gestão do negócio.
Além disso, o ambiente de negócios cada vez mais competitivo exige das empresasuma atuação profissional e excelência operacional. Tais expectativas se tornamainda mais desafiadoras quando se trata de pequenas empresas, com limitação derecursos, sejam eles humanos, financeiros ou de infra-estrutura, e umacompetitividade de mercado que muitas vezes nivelam por baixo aqualidade doproduto dessas empresas.
Esse artigo contempla um estudo de caso de uma empresa do setor de consultoriaem engenharia e meio ambiente que iniciou a implantação do modelo degerenciamento de projetos como ferramenta para manutenção e aumento dacompetitividade no mercado.

CONTEXTUALIZAÇÃO:
No ano de 2008 a empresa em analise iniciou a implantação da gestão de projetos,
utilizando asdiretrizes expressas no PMBoK, partindo dos seguintes pressupostos:

A empresa analisada é orientada por projetos, atuando com consultoriastécnicas e auditorias. As principais características dos projetos da empresa,conforme citado por COLANERI et al, 2004, são a temporariedade e aindividualidade do produto ou serviço a ser desenvolvido.

A organização apresentava dificuldades em gerenciar otempo, assim comocontrolar a qualidade e responsabilidades dentre os diversos projetos de seuportfólio.

Indicadores de projetos não eram medidos periodicamente de forma acontrolar resultados e orientar adaptações. Como conseqüência, ascontingências eram administradas com dificuldade, já que os planos não eramadaptados periodicamente.

Por fim, a empresa reconheceu sua dificuldade em padronizarprocessos degestão e gerenciar o conhecimento gerado por projetos, de maneira a elencara gestão de projetos como um dos primeiros passos para solucionar essasdeficiências.

A gestão de projetos seria introduzida através da aplicação e da integraçãodos processos de iniciação, planejamento, execução, monitoramento econtrole, e encerramento.

“O gestor também deve ter em mente que ao abrir o“embrião” do projeto aos especialistas e permitir que identifiquem e validem as suas necessidades, estará dando mais um passo para o sucesso do projeto e, conseqüentemente, para que os objetivos traçados sejam alcançados. Quando os especialistas têm condições de promover “ajustes” aos objetivos, não só dão mais garantias sobre a sua exeqüibilidade como também iniciam um processo de “legitimação” –...
tracking img