Engenharia de produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIARAXÁ
Centro Universitário do Alto Paranaíba

Engenharia de Produção – 2º Período
Resumo Fordismo

Alunos: José Paulo Lúcio Campos

IBIÁ – MG
2011
UNIARAXÁ - Centro Universitário do Alto Paranaíba
Engenharia de Produção – 2º Período
Resumo Fordismo

Trabalho sobre o Fordismo, e
suas principais idéias apresentado à
disciplina de Sistema de Produção para
efeitode avaliação. Soba orientação da
Profº Jorge Otavio Mendes de Oliveira Junek.

Alunos: José Paulo Lúcio Campos

IBIÁ – MG
2011

UNIARAXÁ - Centro Universitário do Alto Paranaíba

Alunos: José Paulo Lúcio Campos
Nº: 13540
Resumo Fordismo
Engenharia de Produção – 2º Período

IBIÁ – MG
2011

INTRODUÇÃO
        A atual dinâmica do capitalismo contemporâneo vem trazendo grandes mudanças para ascidades e para as economias nacionais. A globalização econômica trouxe uma nova realidade para os países: o conceito de Estado-Nação vem perdendo força. Ou seja, o intercâmbio econômico e social são a tônica desse final de centúria.
        Os mercados financeiros, a informação e as transnacionais, entre outros fatores, cumprem um papel preponderante na globalização: o mundo é considerado uno. Asnovas tecnologias também afetam as esferas econômicas e sociais; o desemprego, a desindustrialização e a reorganização industrial, chamam a atenção dos estudiosos.
            Com esse quadro, as ciências sociais alimentam o debate no processo de obtenção de respostas para as indagações que surgem no espectro  da pesquisa urbana. Qual o processo em curso? É possível revertê-lo? Para onde vamos?Essas são apenas algumas das dezenas indagações que surgem.
            No campo teórico, várias linhas de análise vêm ganhando destaque. A primeira coloca o" processo de acumulação do capital no centro das análises de urbanização". Outro pólo teórico, não concorda totalmente que o aspecto econômico possa explicar a atual dinâmica dos processos sociais.  Seguindo-se a essa discussão, um segundo grupoafirma que não se pode privilegiar nem o aspecto econômico nem os aspectos dos movimentos sociais e políticos somente. A questão fundamental desse grupo. A questão fundamental desse grupo, são as análises microssociológicas ou etnográficos.
            Finalmente chegamos ao campo teórico que norteará o nosso trabalho: a Escola da Regulação Francesa. Em torno de todo esse debate sobre os atuaisdilemas do capitalismo e sua compreensão, a teoria da regulação tomou forma através de Aglietta, Boyer e Mistral, Coriat e Lipietz. O aspecto fundamental desse campo teórico é a recusa a uma visão quantitativa-contábil da acumulação capitalista.
            Dois conceitos são fundamentais para a compreensão da teoria da regulação: regime de acumulação e modo de regulação. O regime de acumulaçãoseria, um determinado modo de transformação e compatível de normas de produção de distribuição e de uso. Esse regime assenta-se sobre princípios gerais de organização do trabalho e de uso das técnicas que constituem um paradigma tecnológico".
            O modo de regulação compreenderia uma superestrutura, onde se daria a consolidação dos mecanismo sociais e jurídicos, para o funcionamento doregime de acumulação.

Ou melhor, o conjunto de normas (incorporadas ou explícitas), instituições, mecanismos de compensação, dispositivos de informação que  ajustam , permanentemente, as antecipações e os comportamentos individuais à lógica de conjunto do regime de acumulação".
            No campo político, a coesão seria mantida através de compromissos aceitos pelos diferentes grupossociais antagônicos, ou seja, o chamado Bloco Social.
            O atual momento seria compreendido por uma crise que dita as atuais transformações do capitalismo. A crise seria do regime fordista de acumulação (do seu modelo de organização do trabalho, o taylorismo) e do seu modo de regulação (o Welfare State).
            Apesar das críticas à teoria da regulação, acreditamos ser esse o melhor...
tracking img