Engenharia de alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
.
Placas de Petri
São recipientes redondos, de vidro ou plástico, com tampa rasa.
Servem para conter meio de cultura sólido; Sua superfície extensa facilita o isolamento de espécies microbianas distintas.

Pipetas graduadas

São utilizadas para diluições, inoculações, distribuições de meio, Em
microbiologia estas pipetas devem ser esterilizadas com uma porção de algodão hidrófobo naparte superior. As pipetas microbiológicas são usadas com dispensadores automáticos.

Alça de Drigalsky:

É obtido pela manipulação de uma vareta de vidro à chama do maçarico.
Serve para espalhar suspensões de microrganismos na Placa de Petri contendo meio de cultura sólido. Deve ser flambada á chama antes e após o uso.

Centrifuga

É um aparelho que acelera o processo de decantação. Devidoao movimento de rotação, as partículas de maior densidade, por inércia, são arremessadas para o fundo do tubo.

Phmetro

É um aparelho usado para medição de ph.

Lâminas de vidro
São de vidro claro e transparente, com formato retangular. São utilizadas para exame dos microrganismos em microscópio óptico.

Lâminas escavadas

É uma lâmina específica, que serve ao chamado “ensaio em gotapendente”, ou seja, o material é observado suspenso em uma gota de líquido. Muito utilizada na observação da mobilidade dos microrganismos.

Lamínulas

São pequenas lâminas de vidro transparente, quadradas, finas, destinadas a cobrir as preparações contidas nas lâminas, nos ensaios a fresco. Também são usadas para o preparo de lâminas fixadas para uso por longos períodos..
.
Tubos deDurham

São tubos de vidro pequenos e cilíndricos. Servem para captar o gás
formado em uma fermentação.

Erlenmeyer

São vidrarias muito utilizada também na multiplicação
celular de microrganismos em meio de cultura líquida com agitação ou aeração.

Alça de Platina

É um fio de platina ou outra liga metálica, recurvado em uma de suas extremidades. Este material é utilizado paratransferir inóculos sólidos ou em suspensão.

Espátulas e pinças

são normalmente produzidos em aço inoxidável. A espátula é utilizada para pesagem de pequenas massas, enquanto a pinça para manipulação de lâminas, lamínulas.

Contador de colônias

É utilizado para contagem de colônias em Placa de Petri. É constituído de um suporte onde é colocada a placa e acima desta, em distância definida,situa-se uma lente (lupa) que possibilita o aumento de 1,5 vezes. Pode acompanhar uma caneta para contagem.
Quando o equipamento está funcionando, a placa é iluminada, permitindo assim maior nitidez e realce das linhas que subdividem o suporte.

Estufa incubadora

É um tipo específico de estufa que apresenta além da porta metálica, uma porta de vidro. Apresenta um sistema de aquecimentocontrolado por resistência elétrica. O aquecimento é controlado através de um termostato e a temperatura acompanhada com termômetro analógico ou digital. A temperatura não deve ter uma variação superior à ±0,5ºC. Para
determinar a temperatura, coloca-se um termômetro com o bulbo submerso em líquido (glicerina, água, etc.) para maior homogeneidade da medida. Esse equipamento é utilizado como auxiliarno crescimento e reprodução dos microrganismos, uma vez que fornece a temperatura adequada a cada espécie microbiana.

Incubadora de banho de água (banho-maria)

É um equipamento indispensável para realizações dos ensaios de
coliformes termotolerantes (44,5ºC ± 0,2ºC). O mesmo é dotado de um
termômetro, termostato e tampa para o controle de temperatura do banho.

Balanças

Sãodestinadas a pesagens das diferentes substâncias usadas no preparo dos vários tipos de meios de cultura, soluções e corantes. Podem ser analógicas ou digitais. As balanças devem ser mantidas sobre uma base sólida protegidas de vibrações, e também de umidade e mudanças bruscas de temperatura.

Autoclave

É um equipamento destinado à esterilização pelo calor úmido (vapor
d´água sob pressão)....
tracking img