Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
Geologia de Engenharia
Marco Antonio Barcelos Lima

Entende-se por Geologia de Engenharia, também denominada de Geologia Aplicada à Engenharia, é a disciplina que emprega os conhecimentos geológicos para a solução de certos problemas de Engenharia Civil, principalmente nos setores de construção de rodovias/ferrovias, implantação de barragens, abertura de túneis e canais, obtenção de águasubterrânea, projeto de fundações de obra, contenções de encosta, taludes, bermas, dentre outros.
A Engenharia geotécnica tem como principal objetivo construir obras especiais visando Contenções, Fundações, Taludes, Muros de Arrimo, e Barragens.

Nesses tipos de obras é de suma importância, conhecer as características, propriedades e comportamento dos materiais do subsolo, onde serãoimplementados esses tipos de obra. 

Para conhecermos o subsolo, os engenheiros civis e geólogos lançam mãos das investigações geotécnicas e controle tecnológico, instrumentos primordiais na segurança e economia de qualquer tipo de obra geotécnica.

Através de mapas geológico-geotécnicos e geomorfológicos, sondagens nos locais de interesse e ensaios laboratoriais e de campo, o engenheiro geotécnico podeanalisar a situação de risco existente e propor alternativas de soluções para o problema em potencial.

A Geologia de Engenharia, além de sua raiz na Geologia, tem ligações muito fortes com a Mecânica das Rochas e a Mecânica dos Solos. Estas três disciplinas unidas formam a chamada Engenharia Geotecnia. 

Na prática profissional, Geólogos, Engenheiros Civis e Engenheiros de Minas desenvolvematividades complementares uma das outras, havendo, necessariamente, uma certa superposição de conhecimentos. 

As atribuições de cada profissional não é ainda uma questão definida. Onde começa e termina as atribuições de cada profissional mencionado.

Pode-se dizer, de modo geral, que cabe ao Geólogo fazer os levantamentos e toda investigação necessária para apresentar ao engenheiro a natureza esituação (composição, propriedades, disposição, estruturas, etc.) dos terrenos sobre os quais serão construídas as obras. Cabendo ao Engenheiro civil projetar e construir todas as obras usando os levantamentos geológicos e solicitando, quando necessário, novos dados. Na prática, essas tarefas não são bem delimitadas. 

A escolha do tipo de fundação é responsabilidade do engenheiro projetista eé feita baseada nas informações geológicas, as quais devem fornecer dados sobre o terreno de fundação, atualmente os dois profissionais tem a mesma atribuições técnicas, até na descrição das amostras (de rocha) do ponto de vista geotécnico nas sondagens rotativa.

Na fundação de edifícios o método mais usado para investigação geotécnica é o de sondagem à percussão com circulação de água,acompanhado pelo ensaio normalizado de penetração (SPT) ou sondagem de simples reconhecimento do solo de acordo com as Normas ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Este método fornece um perfil com a descrição das camadas do solo e a resistência oferecida por elas à penetração de um amostrador normalizado. Pode fornecer, ainda, a profundidade do nível de água estático, também neste caso aresponsabilidade técnica pode ser dos dois profissionais.. 

Numa fundação onde aflora rochosa, ou é parcialmente rochosa, usa-se outro método de sondagem, a sondagem rotativa com broca de diamante e extração de testemunho de sondagem. A rocha amostrada é descrita e avaliada quanto à resistência. 

Outro exemplo corriqueiro é encontrado nas obras de fundações de barragens ou em outras obras queexijam estudos especiais usam-se todos os métodos de investigação geológica. Neste caso, os mapas geotécnicos podem fornecer informações valiosas.

A escolha do local para implantação de uma barragem é feita segundo um planejamento geral em que interferem as condições geológicas e geotécnicas da região e ainda fatores hidráulicos, hidrelétricos e político-econômicos. 

Além disso, é de suma...
tracking img