Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da àgua no clima

"Influência da água na regulação das temperaturas
A água possui um elevado calor específico e é má condutora de calor. Por esses motivos,ela demora mais que a terra para se aquecer durante o dia e para se resfriar durante a noite. Isso faz com que os climas marítimos sejam mais amenos do que os climascontinentais, porque, durante o dia, enquanto a terra esquenta rapidamente, sua temperatura é amenizada pela brisa marítima, sendo que o contrário acontece à noite, ocasião em que osventos sopram da terra para o mar e não permitem que a terra resfrie muito rápido. Nesses casos, a amplitude térmica (diferença entre as temperaturas máximas) é menor nos climasmarítimos do que nos climas continentais.

A água dos oceanos transporta calor dos trópicos para as regiões frias, como é o caso da famosa Corrente do Golfo, que parte doCaribe em direção ao Norte da Europa, tornando o clima de países como a França, a Holanda, Inglaterra, Suécia e Noruega mais ameno que os locais de mesma latitude na RússiaEuropéia, onde a continentalidade produz um clima muito mais frio. Um bom exemplo é Figueira da Foz, na Costa Portuguesa, banhada pela corrente do golfo, se comparada com New York.Ambas estão a 40º de latitude norte, mas em Figueira da Foz quase nunca neva, ao passo que é relativamente comum nevar em NY. .".

Importância para o clima
A evaporação daágua é fundamental para o clima, pois ela esta diretamente climáticas, o vapor de água volta ao formato líquido (condensação) e cai através de chuvas.relacionada com a formaçãodas chuvas. A água que evapora dos rios, lagos, oceanos e até do nosso corpo, ajuda na formaçao da chuva. Esta ocorre quando há o resfriamento da temperatura. Nestas condições
tracking img