Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Demanda: Conceito 2 – Influência sobre a Demanda 3 – A Curva de Demanda 4 – Efeito Substituição

5 – Efeito Renda
6 – Demanda e quantidade demandada;

7 – Distinção entre Demanda e Quantidade Demandada
8 – Alterações nas quantidades demandadas 8.1 - Positiva 8.2 - Negativa

1.1 – CONCEITO:
Demanda ou Procura pode ser definida como a quantidade de um determinado bem ou serviço queos consumidores desejam adquirir, num determinado período de tempo.
A Demanda é um desejo. Representa o máximo que o consumidor pode aspirar, dada a sua renda e os preços do mercado.

A Procura depende de variáveis que interferem na escolha do consumidor, tais como: ◘ Preço do bem ou serviço; ◘ Preço de outros bens no mercado;

◘ Renda do consumidor;

◘ Gosto ou preferência do consumidor. ◘Fatores climáticos e sazonais; ◘ Propaganda; ◘ Expectativas sobre o futuro; ◘ Disponibilidade de crédito; ◘ Taxa de Juros; ◘ Prazos de Financiamentos; ◘ Localização dos Consumidores;

◘ Tabelamento de preços.

3 – CURVA DE DEMANDA

Na demanda há uma relação inversamente proporcional entre as variáveis quantidade procurada e o preço do bem ou serviço, admitindo-se a condição “coeterisparibus” (tudo o mais permanece constante). Essa relação pode ser observada no quadro a seguir.
Quadro 1 - Relação entre preço e quantidade procurada.

Preço (R$)
1,00 3,00 6,00 8,00 10,00

Quantidade Demanda
12.000 8.000 4.000 3.000 2.000

Gráfico 01: Curva de Demanda 14.000 12.000 10.000
Preço

8.000 6.000 4.000 2.000 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Quantidades

A escala de procura revelaque os demandantes estão maximizando seu grau de satisfação no consumo. A inclinação negativa da curva de demanda reflete o padrão de comportamento do consumidor - preços elevados, demanda baixa; preços baixos, demanda elevada. As duas variáveis (P e Q) são inversamente proporcionais.

Matematicamente, a relação inversa entre a quantidade demandada e o preço de um bem ou serviço, pode serexpressa pela denominada função demanda ou equação da demanda: Q (d) = f(P).
Onde: Qd = quantidade procurada de um determinado bem ou serviço; P = preço do bem ou serviço. A expressão acima significa que a quantidade demandada (Qd) é uma função (f) do preço (P). A inclinação negativa da curva decorre de dois fatores: i) Efeito Substituição; ii) Efeito Renda.

4 - EFEITO SUBSTITUIÇÃO:

Ocorrequando um bem ou serviço possui substituto (similar) no mercado, capaz de satisfazer a mesma necessidade do consumidor. Nessa situação, um aumento no preço, coeteris paribus, induz o consumidor a migrar para o produto substituto. Tal comportamento reduz a demanda pelo bem ou serviço anteriormente consumido. Exemplo: o preço da caixa de fósforo aumenta demasiadamente, levando o consumidor a optar peloisqueiro. A demanda do produto anterior cai no mercado.
5 - EFEITO RENDA:

Quando o preço do bem ou serviço diminui, tudo o mais permanecendo constante (renda do consumidor e preço dos demais bens constantes), o consumidor tem aumentado o seu poder aquisitivo sobre o bem, fazendo com que a demanda venha a aumentar. O efeito renda ocorre mesmo com o salário nominal permanecendo constante. Opoder de compra do salário é que aumentou.

6 - DEMANDA E QUANTIDADE DEMANDADA: DISTINÇÃO Demanda e quantidade demandada não são sinônimos. Demanda é a curva que relaciona possíveis preços a determinadas quantidades. Quantidade demandada é um ponto específico da curva que relacionada um determinado preço a uma determinada quantidade.
D Preços

P

A

0 Q Quantidades

A Demanda está indicadapela letra “D”. A quantidade demandada “Q” relaciona-se com o preço “P”.

7 – ALTERAÇÕES NAS QUANTIDADES DEMANDADAS

D

P2

Preços

P1

0 Q2 Quantidades Q1

No gráfico acima a demanda está indicada pela letra “D”, sendo que a quantidade procurada “Q1” relaciona-se ao preço “P1”. Caso o preço aumentasse para “P2”, haveria uma diminuição na quantidade demandada e não da demanda....
tracking img