Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL
Para que se possa entender a evolução da Engenharia Civil no Brasil nos últimos cem anos se faz necessário um breve histórico de seu surgimento, para queassim se faça entender seu quadro evolutivo.
A Engenharia Civil no Brasil iniciou suas atividades de forma não regulamentada no período colonial com a construção de fortificações e igrejas (MORAES,2005).
Durante esse período atuavam duas categorias de profissionais na área de engenharia: os oficiais Engenheiros e os Mestres Pedreiros. Os primeiros eram oficiais do Exército Português, com oobjetivo principal de executar obras de engenharia (alguns nem tinham um curso regular na área, mas eram os únicos que tinham algum conhecimento sistemático a respeito), e os Mestres, também chamados mestresde risco, eram os que projetavam e construíam as edificações em geral, e seus conhecimentos eram passados de geração a geração (sem nenhum conhecimento científico) (TELLES, 1984).
Em 1792, é criadapelo vice Rei D. Luiz de Castro, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, precursora da engenharia no (UFRJ, 2007).
Em 4 de Dezembro de 1810 o futuro Rei D. João VI assinou uma leicriando a Academia Real Militar do Rio de Janeiro, a primeira escola de engenharia brasileira (que posteriormente teria seu nome mudado para Escola Politécnica). Nessa época quem executava tais serviçosera chamado de engenheiro militar (mesmo não exercendo a carreira militar) (UFRJ, 2007).
Na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, no ano de 1858 é criado o curso de engenharia civil, ministrado aosnão militares, isto é, aos civis. O curso era voltado as técnicas de construção de estradas, pontes, canais e edifícios (UFRJ, 2007).
Em São Paulo a primeira Escola de Engenharia – A Escola Politécnicade São Paulo
– nasce em 1893, e assim por diante as escolas de engenharia vão se espalhando por todo o país (Pernambuco – 1895, Porto Alegre – 1896, Bahia – 1897) (TELLES, 1984).
O País passou...
tracking img