Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Influencia do Tipo de Ligação nas Propriedades dos Materiais
O tipo de ligação influencia na magnitude da energia de ligação e na forma da curva da energia em função. Essa energia de ligação variade material para material, dependendo do tipo de ligação que for influenciando na propriedade dos materiais.

* Ligações Interatômicas Primárias
Ligações Iônicas: íons carregados eletricamentesão formados pela transferencia dos eletrons de valencia de um tipo de atomo para outro, como o NaCl que é um material iônico clássico. Ex.: materiais ceramicos.
Ligação Covalente: compartilhamento deelétrons de valencia entre atomos adjacentes. Algumas moleculas que são ligadas covalentemente são CH4,H2O, HNO3 e HF. Ex.: materiais polimeros.
Ligação Metálica: os eletrons de valencia formam uma“núvem de eletrons” que está uniformemente dispersa em torno do núcleos iônicos do metal, e atua como um tipo de cola para eles. Ex.: materiais metálicos.

* Ligações Secundárias ou de Van der WaalsSão ligações fracas em relação as primarias. Resultam das forças atrativas entre dipolos eletricos, onde ocorre uma separação entre frações positivas e negativas de um atomo ou molecula.Estãodivididos em dipolo induzido e dipolo permanentes.
Dipolo Induzido: Um dipolo pode ser criado ou induzido num átomo ou molécula que seja normalmente simétrico, isto é a distribuição espacial dos elétronsé simétrica em relação ao núcleo carregado positivamente, neste tipo de ligação as temperaturas de fusão e ebulição são extremamente baixas em materiais para os quais este tipo de ligação épredominante. Ex.: H2 e Cl2.
Dipolo Permanente: Força de Van der Waals existentes entre moléculas polares adjacentes. A magnitude dessa ligação será significativamente maior que as ligações envolvendo dipoloinduzido. O tipo mais forte envolvendo esta ligação é a de hidrogênio, onde as moleculas altamente polares se formam quando o hidrogenio está ligado covalentemente ao Fluor (HF), ao oxigênio (H2O)...
tracking img