Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Memória Descritiva e Justificativa

http://pagina.vizzavi.pt/~nq37987a/memoria.htm

Memória Descritiva e Justificativa.
1 - INTRODUÇÃO: Refere-se a presente memória descritiva e justificativa ao projecto de uma moradia unífamiliar, que o requerente, José António Marques da Costa pretende levar a efeito, na freguesia de várzea de Meruge, conselho de Seia.

2 - DESCRIÇÃO: Foi intenção dotécnico criar, no espaço do terreno disponível, as condições de habitação requeridas pelo dono de obra, atendendo sempre ás dimensões mínimas exigidas pelo regulamento Geral das Edificações Urbanas. A edificação compreende uma cave, um piso térreo e um andar. Após um estudo prévio de diversas soluções optou-se, pela seguinte disposição dos compartimentos:

2.1 - Cave – Espaço amplo, destinado ágaragem e á casa das máquinas.

2.2 - Rés - do - chão – Compreende toda a zona habitável, constituída por zona social, composta por: salas de estar e jantar, zona de serviço, cozinha e lavandaria, duas instalações sanitárias uma das quais pertencentes a um quarto, existe ainda uma zona de circulação, constituída por um Hall e um corredor, onde se faz a distribuição para quase todos os compartimentosconstituintes deste piso, e para os pisos superiores e inferiores. Existe ainda um compartimento onde se pode criar privacidade designado por escritório.

2.3 - 1º Andar – O 1º andar compreende toda uma zona intima, constituída por circulação, três quartos e duas instalações sanitárias, uma das quais privativa de um dos quartos e uma sala de estar completamente aberta para o Hall deste piso, edo piso inferior, que será destinada a uma sala divertimento.

3 - SOLUÇÃO CONSTRUTIVA.

3.1 - ESTRUTURA – Será efectuada de acordo com o projecto de estabilidade a apresentar nos serviços técnicos da Câmara Municipal de Seia, Após a aprovação destes projectos.

1 de 7

01-05-2009 17:51

Memória Descritiva e Justificativa

http://pagina.vizzavi.pt/~nq37987a/memoria.htm

3.2 -PAREDES EXTERIORES – Serão duplas tendo em conta que o tijolo de espessura 30x20x11 será assente do lado exterior e o tijolo com espessura 30x20x15 será assente do lado interior, com caixa de ar para o isolamento térmico. O tijolo cerâmico de barro vermelho furado será de 1º qualidade, não apresentando qualquer tipo de defeitos, deverá ser assente com argamassa de cimento e areia ao traço de 1:4,posteriormente as paredes serão rebocadas e esboçadas com argamassa de cimento e areia ao traço de 1:4, a espessura do reboco será no mínimo de 2 cm e como acabamento final serão pintadas a tinta plástica, de cor e marca a definir pelo dono de obra.

3.3 - ISOLAMENTO- Será executado de acordo com o projecto térmico, apresentado na Câmara Municipal de Seia . Nas paredes exteriores ( tijolo furado debarro ) deverá ser utilizado como isolamento, placas de Hallmate, ou então outro tipo de isolamento com características idênticas ou melhores, sendo estas aprovadas pelo dono de obra. Nas paredes da cave ( Betão ) deverá ser aplicado pelo lado exterior tela de alcatrão até á altura em que as paredes deixam de estar enterradas. Nas coberturas será utilizado placas de Roolfmate. Todos os remates dostelhados com as paredes exteriores ( sobretudo os telhados da cobertura do rés-do-chão) deveram levar tela de alcatrão, para prevenir que entre alguma humidade por este remate.

3.4 - ABAS DO TELHADO- Serão executadas em betão, tendo como cofragem um molde em esferovite aprovado pelo dono de obra. As abas depois de descofradas devem encontrar-se em acabamento final, para receberem pinturas ouenvernizamentos.

3.5 - COBERTURA – Será executada em telha regional assente em réguas de argamassa sobre placas de poliestireno extrudido ( Roolfmate). Os beirados deverão ser á antiga Portuguesa – telha canudo caleira. Todos os remates dos telhados devem ser feitos com peças como ( cumes, cantos, outros) de igual material ao das telhas

3.6 – O PAVIMENTO – Será assente conforme desenhos...
tracking img