Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Bricoficha 02.03 “O TRABALHO DE PEDREIRO“

Bricoficha 02.03

O TRABALHO DE PEDREIRO
LISTA DE MATERIAL OS MATEIRAIS AS FUNDAÇÕES AS FUNDAÇÕES AS TÁBUAS DE PERFIL AS TÁBUAS DE PERFIL A ARGAMASSA ANTES DA CONSTRUÇÃO CONSTRUIR CONSTRUIR ALVENARIA ESPESSURAS DE PAREDES APARELHAMENTOS PREENCHER COM ARGAMASSA JUNTAS DIVERSAS

1 / 16

Bricoficha 02.03 “O TRABALHO DE PEDREIRO“

LISTA DEMATERIAL O TRABALHO DE PEDREIRO

NÍVEL DE BOLHA : Um modelo com duas bolhas permitirá controlar o nível horizontal e vertical. COLHER DE PEDREIRO : O lado biselado permite levantar o cimento da talocha.

FIO DE PRUMO : Por vezes possui uma peça de madeira, à volta da qual poderá enrolar o fio. COLHER DE PEDREIRO PARA JUNTAS : Com uma lâmina fina e plana (de 8 a 12 cm), serve para formar e alisar asjuntas. FITA MÉTRICA : Existem metros articulados e fitas com enrolamento automático (com ou sem travão).

PÁ : De preferência escolha um modelo com lâmina de aço temperado.

MARTELO DE PEDREIRO : A sua pena cortante serve para partir tijolos.

A MARRETA : Um martelo muito robusto para demolir ou talhar tijolos e para trabalhos pesados. CARRINHO DE MÃO: Atenção ao peso depois de carregado eàs vias de acesso ao local de trabalho.

BETONEIRA : Pode ser alugada no AKI, funciona com um motor elétrico alimentado a 220 V.

2 / 16

Bricoficha 02.03 “O TRABALHO DE PEDREIRO“

OS MATEIRAIS O TRABALHO DE PEDREIRO

ESCOLHA : Os materiais de construção apresentam-se sob formas diversas, tais como (entre outras) pavimentos de betão ou blocos de betão celular, sendo os tijolos os maisfrequentemente utilizados. Existem em diferentes formatos e qualidades.

FORMAS : Um tijolo maciço é, conforme o nome indica, inteiramente fechado. Um tijolo oco tem furos paralelos a todo o seu comprimento, os quais representam mais de 40% do seu volume total. Os furos de um tijolo perfurado a toda a sua espessura ocupam somente 15 a 40% do volume total.

DUREZA DOS TIJOLOS : De acordo com asua dureza, os tijolos não têm todos a mesma utilização. Escolha-os de acordo com a função da parede : mestra ou não, conduta interior ou exterior da chaminé, fundações...(ne ste caso, os blocos autobloqueadores resistente e estanques, são os mais indicados). UM POUCO DE VOCABULÁRIO : De acordo com a superfície visível, depois de levantada a pare de, diz-se que o tijolo está colocado de cutelo (facede assento visível), em atravessado (topo visível), ou ao comprido (face de parede visível). Os tijolos podem ser cortados segundo várias formas com o nome de meio tijolo, ¼ de tijolo, ¾ de tijolo, em m eio tijolo para parede a travar e meia -espessura. Existem ainda no mercado outros formatos, cujas dimensões não correspondem ao sistema modular, mas que são frequentemente empregues : 30x20x7.30- 20x13x20 15.3x20x24. FORMATOS : No chamado sistema "modular" os formatos dos tijolos são baseados em módulos de 10 cm, o que significa que cada uma das suas dimensões, acrescida da espessura da junta, é igual a 10 cm ou a um múltiplo de 10 cm. Assim torna-se fácil o cálculo do número de tijolos necessários.

3 / 16

Bricoficha 02.03 “O TRABALHO DE PEDREIRO“

AS FUNDAÇÕES O TRABALHO DEPEDREIRO

FUNDAÇÕES : Os materiais empregues nos trabalhos de pedreiro são muito pesados, como tal, devem assentar sobre bases sólidas, que vão impedir o desmoronamento da construção e reter a humidade. Para obras a efectuar no jardim, opte por fundações superficiais em solo estável. MATERIAL : As fundações podem ser construídas com tijolo, mas, geralmente, há preferência pelo betão. Existe o betãoarmado (reforçado com ferros metálicos) e o betão magro (camadas sucessivas, calcadas progressivamente). COLOCAÇÃO : Para uma parede pequena, a colocação das fundações determina -se a "olho" para a construção de um alpendre, pregue tábuas a estacas enterradas no chão, as quais formarão ângulos rectos.

TERRAPLANAGEM : Em seguida, fixe cordéis entre as tábuas, os quais vão delimitar as...
tracking img