Engenharia Civil

Páginas: 35 (8713 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
UNIPÊ – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - PB

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
INTRODUÇÇÃO À ENGENHARIA
PROF.(A): VIRGIANE MÉLO









TINTAS E SUAS APLICAÇÕES


HEISENBERG SOARES
LUCAS ALVES
DANNILO OLIVEIRA
DANILO RANGEL
GEORGE LINS
ADO AUGUSTO






João Pessoa, 25 de Novembro de 2013


Sumário

1) INTRODUÇÃO
2) DEFINIÇÃO
3) FUNÇÕES DA PINTURA
4)COMPOSIÇÃO DAS TINTAS
5) TIPOS DE TINTA
6) PROCESSO DE FABRICAÇÃO
7) PATOLOGIAS DAS TINTAS
8) PREPARO DA SUPERFÍCIE
9) SISTEMAS DE PINTURA
10) MÉTODOS DE ENSAIO
11) INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS EMBALAGENS
12) EQUIPAMENTOS PARA SERVIÇO DE PINTURA
13) PRINCIPAIS FABRICANTES
14) CURIOSIDADES
15) TINTAS SUSTENTÁVEIS








1) INTRODUÇÃO
Na construção civil, a pintura representa umaoperação de grande importância, uma vez que as áreas pintadas são, normalmente, muito extensas, implicando num alto custo. Há uma tendência natural em considerar a pintura uma operação de decoração, porém, além de decorar e proteger o substrato, a tinta pode oferecer melhor higienização dos ambientes, servindo também para sinalizar, identificar, isolar termicamente e controlar luminosidade.
A máespecificação do tipo de tinta e escolha inadequada da cor traz problemas que exigem retrabalho. É possível se evitar patologias, desperdícios e insatisfação do cliente com uma boa especificação e aplicação adequada de cada tipo de tinta.
2) DEFINIÇÃO
Tinta é um composto na forma líquida, aquosa ou em gel, que quando aplicado sobre uma superfície, forma um filme transparente ou opaco, aderente aosubstrato e flexível, com finalidade de proteger e decorar a superfície.
3) FUNÇÕES DA PINTURA
- A proteção da base: No caso de corrosão metálica, a tinta é usada para proteger as estruturas da corrosão de agentes químicos ou atmosféricos, prolongado a durabilidade do material e minimizando os prejuízos e custo. Esse tipo de tinta e chamada de anticorrosiva e usada em estruturas metálicas comomaquinários, portões.
- Proteção do interior de Edificações: Proteger a estrutura de determinas condições térmicas, isolar termicamente fazendo com que o frio ou o calor não atinja a região oposta da aplicação. Além de outras como impermeabilização de lajes, galpões, depósitos, granjas, etc.
- Estética: Decorações, sendo ela interior ou exterior, esse tipo de tinta tem certa fragilidade comparadasa outras, então por isso só deve ser utilizadas em ambientes que não passem por muitas intempéries. Hoje em dia encontram-se variedades de cores e utilizada na decoração de ambientes para dar um conforto visual, ou até mesmo para rudimenta-lo definindo estilos do lugar.
- Higiene: O tipo de tinta utilizada tem sua estrutura mais fixa fazendo com que não haja a fixação de sujeiras e com issobactérias. É utilizada em hospitais, frigoríficos e etc.
4) COMPOSIÇÃO DAS TINTAS
As tintas são basicamente compostas por resinas, aditivos, solventes e pigmentos, como é mostrado na figura abaixo.

4.1) RESINA
É a principal matéria-prima das tintas, é responsável pela formação do filme da tinta e sua secagem. É ainda responsável em converter o filme da tinta em uma membrana densa, uniforme,homogênea e perfeitamente aderente ao substrato, além de conferir brilho e resistência.
Os tipos mais usados são as resinas alquídicas, fenólicas, epoxi, uretânicas, óleos resinosos e os látex vinílicos e acrílicos. É através das características das resinas que se classificam os tipos de tinta.
4.2) SOLVENTES
São responsáveis pelo aspecto líquido da tinta com uma determinada viscosidade. A escolha deum solvente em uma tinta deve ser feita de acordo com a solubilidade das resinas respectivas da tinta, viscosidade e da forma de aplicação.
4.3) ADITIVOS
São compostos, que quando incorporados às tintas, melhoram ou conferem à película qualidades desejadas. No quadro abaixo, estão alguns exemplos e suas funções.


4.4) PIGMENTOS
São sólidos finamente divididos, insolúveis no veículo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia Civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil
  • Engenharia civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!