Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estabilidade, através do coeficiente (Pilares)‏

A NBR-6118 permite a verificação da estabilidade, através do coeficiente Alfa (Pilares Parede) e do GAMA Z ( pórticos).



Podemos garantir aestabilidade da obra somente com a caixa do elevador e ou caixa da escada, ou além delas adicionar mais alguns pórticos na direção X ou Y até alcançar o índice necessário da NBR.


Se o ParâmetroALFA estiver entre 0,7 e 0,6 , somente o pilar parede já garante a estabilidade global.



Se o Parâmetro ALFA estiver entre 0,6 e 0,5 , poderemos adicionar alguns pórticos ao pilar parede paragarantir a estabilidade global.



Se o Parâmetro ALFA for menor que 0,5 teremos que adicionar tantos pórticos quanto for necessário para garantir a estabilidade global.

Teremos no Prédio duassub-estruturas uma de contraventamento (pilar paredes e pórticos (se necessário) e outra contraventada. Quanto menor for a estrutura de contraventamento menor será o consumo de concreto e aço, produzindouma estrutura segura e econômica.

O MultCalc V6 em todas suas versões permite a você fazer exatamente isso, faça uma simulação e verifique, pois ele permite que você faça a verificação daestabilidade global, considerando a caixa do elevador e ou a escada projetada normalmente com pilares parede ( Pilar parede e todo pilar que a relação bw x h passa de 6 x ou seja o h é maior que 6 bw).Caso já atenda a estabilidade global , esta estrutura será de contraventamento e todo o restante da obra será calculado como se fosse vigas e pilares .

Caso necessite de mais alguns pórticos faremosa verificação da estabilidade adicionando pórticos na direção X e Y levando em conta o Vento ou o Desaprumo ( o que for mais prejudicial) Neste caso estes pórticos serão calculados com os momentos dovento ou desaprumo .Alem disso será efetuada uma verificação nas duas direções.

Os Pilares da estrutura de contraventamento são calculados como pilares do pórtico sujeitos a esforço normal e...
tracking img