Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA – EST

Curso de Engenharia Civil
Sede Av. Darcy Vargas, 1200 Parque 10 - CEP 69065-020 Manaus/AM Telefone: (92) 3236-5104 Diretor Prof. Mário Augusto Bessa de Figueirêdo
(mbessa@uea.edu.br)

Coordenador Pedagógico Prof. Paulo Roberto Ioppi
(pioppi@uea.edu.br)

Coordenador de Qualidade Prof. Cleto Cavalcante de SouzaLeal
(cleal@uea.edu.br)

Coordenador de Estágio Prof. José Brandão de Moura
(brandao@uea.edu.br)

Coordenador de Laboratórios Prof. Fernando Fernandes
(ffernandes@uea.edu.br)

Secretária da EST Profª. Margareth dos Anjos da Silva
(margareth@uea.edu.br)

PERFIL DO CURSO
1 – Introdução O Curso de Graduação em Engenharia Civil foi organizado pelo modelo de curso cooperativo com duraçãomínima de 5 (cinco) anos e máxima de 8 (oito) anos letivos, que promove a integração entre o estudo acadêmico e o trabalho desenvolvido em empresas, no setor público e privado, e centros de pesquisas e funciona sob o regime letivo e sistema curricular misto: Nos dois primeiros anos ocorre o Ciclo Básico Semestral composto de 4 (quatro) períodos regulares e 2 (dois) extras. No terceiro ano se tem oCiclo Pré-Profissional composto de 2 (dois) períodos letivos com carga acadêmica plena. Nos dois últimos anos ocorre o Ciclo Profissional, composto de 4 (quatro) módulos de estágio com carga horária acadêmica em sala de aula menor. A profissão é regulamentada por lei federal, sendo o seu exercício fiscalizado pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA e pelos ConselhosRegionais (CREAs). O Conselho Regional sugere, inclusive, a remuneração mínima dos recém-formados: cerca de nove salários mínimos.

2 - Perfil Profissional O perfil do aluno egresso de um curso de Engenharia Civil deverá compreender uma sólida formação técnica científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativana identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento as demandas da sociedade.

2

3 – Campo de atuação do Eng. Civil O campo de atuação do engenheiro civil sempre foi muito amplo. Modernamente, exige a formação de um profissional habilitado a atender obras tão distintasquanto um edifício residencial, uma ferrovia, um aeroporto, uma usina hidrelétrica, uma rede para serviços de telecomunicações ou o sistema de saneamento básico de uma cidade. Por causa desse alto grau de diversidade e complexidade, a atividade exige de seus profissionais conhecimentos profundos em áreas como estruturas, estradas e transportes, hidráulica e saneamento, geotecnia e materiais. Osparâmetros que norteiam seu trabalho são a qualidade, a segurança, a funcionalidade e a economia. O profissional poderá atuar nas fases de concepção, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas em geral. Poderá trabalhar também como pesquisador e professor universitário.

4 – Funções Construção de prédios, pontes, viadutos, casas, rodovias e túneis. Estas são algumas dasfunções do Engenheiro Civil. Ele desenha as plantas da construção, estuda o solo, supervisiona o assentamento dos alicerces, verifica os danos causados pela pressão dos ventos e pela temperatura, define os materiais, os equipamentos e a mão-de-obra necessários para a realização de uma obra. Atualmente, o campo de restauração de prédios e sítios históricos está em alta no Brasil. O que o Engenheiro Civilfaz: trabalha nas áreas de Saneamento (construindo redes de água e esgoto); Hidráulica (projetando barragens, hidroelétricas, sistemas de irrigação e drenagem), Construção Civil (projetando, reformando e construindo edifícios comerciais, residenciais e indústrias), Transportes (elaborando obras de grande porte como ferrovias, rodovias, aeroportos, portos, pontes, viadutos).

3

5 –...
tracking img