Engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Guia Didático do Professor

Programa

É Tempo de Química!
Substâncias Inorgânicas

Substâncias Químicas Química 1ª Série | Ensino Médio

CONTEÚDOS DIGITAIS MULTIMÍDIA

Conteúdos Digitais Multimídia | Guia Didático do Professor

Coordenação Didático-Pedagógica Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Redação Gisele da Silva Moura Tito Tortori Revisão Alessandra Muylaert Archer ProjetoGráfico Eduardo Dantas Diagramação Romulo Freitas Revisão Técnica Nádia Suzana Henriques Schneider Objetivo geral: Reconhecer a importância das substâncias inorgânicas, sua classificação e exemplos mais comuns em nosso cotidiano.

Objetivos específicos: Diferenciar a química orgânica da química inorgânica; Reconhecer que as funções inorgânicas se dividem em quatro grupos: ácidos, bases, sais eóxidos; Identificar que as substâncias inorgânicas podem estar presentes nos organismos vivos; Caracterizar os ácidos como substâncias que em solução aquosa se dissociam, liberando um íon hidrogênio (H+). Associar as bases com o sabor adstringente; Mostrar que os sais são substâncias resultantes de reações de neutralização envolvendo ácidos e bases; Identificar os óxidos como compostos binários em queum dos elementos é obrigatoriamente o oxigênio.

Produção Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Realização Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério da Educação

Vídeo (Audiovisual) Programa: É Tempo de Química! Episódio: Substâncias Inorgânicas Duração: 10 minutos Área de aprendizagem: Química Conteúdo: substâncias químicasConceitos envolvidos: ácidos, anfótero, bases, funções inorgânicas, funções químicas, hidróxidos, íons, número de oxidação, óxidos, química orgânica e inorgânica, reação de neutralização, sais, sabor adstringente. Público-alvo: 1ª série do Ensino Médio

Pré-requisitos: Não há pré-requisitos.

Tempo previsto para a atividade: Consideramos que uma aula (45 a 50 minutos cada) será suficiente para odesenvolvimento das atividades propostas.

O programa É Tempo de Química! é composta por diversos episódios, contendo sugestões e indicações sobre o conteúdo apresentado. O programa tem o objetivo de contribuir com o seu trabalho, fazendo com que o aluno perceba a aplicabilidade da Química no nosso cotidiano. Lembre-se que os vídeos podem ser utilizados antes, durante ou após a sua aula, cabendo avocê, professor, desenvolvê-los de acordo com o interesse e a curiosidade dos alunos, e de acordo com o seu planejamento. O programa É Tempo de Química! possui um formato lúdico que contribui para despertar o interesse dos alunos. Procure estimular ao máximo a participação deles, relacionando o conteúdo ao dia-a-dia. Verifique com antecedência a disponibilidade de todos os aparelhos (DVD, TV ouProjetor de multimídia) necessários para a exibição do vídeo.

Audiovisual | Programa É Tempo de Química! | Substâncias Inorgânicas

Introdução

Conteúdos Digitais Multimídia | Guia Didático do Professor

1.

Desenvolvimento
O episódio em questão aborda o tema Substâncias Inorgânicas. Geralmente as pessoas relacionam, de forma simplista, as substâncias orgânicas aos seres vivos e assubstâncias inorgânicas aos materiais minerais e coisas “não vivas”. Ao longo do vídeo e do guia, você perceberá que é importante ampliar essa concepção. Utilize o episódio de forma plena, aproveitando sempre as dúvidas apresentadas pelo grupo. Faça uma breve introdução sobre o tema, mostrando que essa temática se apresenta em nosso cotidiano de várias maneiras. É importante destacar que, embora oguia traga sugestões, informações e atividades a fim de contribuir com o seu trabalho, não é necessário explorar todo o material. Você deve se deter aos conteúdos que considerar mais relevantes.

Química Orgânica e Inorgânica Existem muitas substâncias no universo... Você conhece as inorgânicas? Juca Amaral | Apresentador Qual a diferença entre substâncias orgânicas e inorgânicas? Douglas |...
tracking img