Engenharia ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Agenda 21 na Praça da República

Lúcio Davi Moraes Brabo
Jéssica Nathalia da Silva Aleixo
Thais Nayara de Carvalho Costa
Hanna Barbosa Trindade

Belém – Pará
SUMÁRIO

I. INTRODUÇÃO1
II. REFERENCIAL TEÓRICO1
III. METODOLOGIA3
IV. RESULTADOS E DISCUSSÃO4
V. CONCLUSÃO6
VI.BIBLIOGRAFIA8

RESUMO
A Praça da República, que só passou a ser uma após a construção de um monumento que faz alusão à proclamação da república, em 1889, foi o local escolhido para fazermos uma Agenda 21 com a finalidade de extinguir seus problemas e preservar suas qualidades. Foram feitas entrevistas, fotografias etc. Cada opinião que escutamos serviu como base para essa Agenda. E cada problemaescutado, serviu para saber o quanto é importante a preservação do local. E sim, é possível aplicar a Agenda neste local, com a ajuda tanto do poder público quanto da população, o lazer que todos procuravam e dizem que não acham mais na praça voltaria, o medo da insegurança não existiria, os monumentos abandonados e maltratados seriam mais admirados e a sujeira que “expulsa” as pessoas do local não seriamais um impasse.

I. INTRODUÇÃO
Construir uma agenda 21 local é elaborar procedimentos de planejamento e gestão para o desenvolvimento sustentável de determinado lugar. A praça da república como local de importante relevância para os cartões postais da cidade e ambiente de lazer para famílias, merece a elaboração de planos de ações que visem à melhora do ambiente do ponto de vista davalorização visual bem como o bem-estar dos freqüentadores desta movimentada praça.
Localizada no centro de Belém, a praça da república é composta por diversos monumentos históricos como o Bar do Parque e o Teatro da Paz, também abriga vários coretos e esculturas, como a estátua de Marianne, símbolo da revolução Francesa. Aos domingos a praça atrai centenas de pessoas para a famosa feira do artesanato, e nomês de junho milhares de pessoas se reúnem para a festa do arraial do pavulagem.
A praça também é considerada como ambiente de lazer para famílias, namorados e amigos, uma vez que o ambiente arbóreo oferece um bom sombreamento e diminuição da temperatura local, bem como manutenção dos ventos, aumentando, conseqüentemente, o bem-estar das pessoas diante do contato direto com a natureza.
Apesar detanta beleza e tamanha utilidade, a praça hoje enfrente inúmeros problemas acarretados pelo abandono e, também, pelo descaso da população com a preservação do local. Devido a isso, o objetivo da equipe, foi analisar minuciosamente os transtornos que a praça enfrenta estudar e apresentar as principais dificuldades de contornar esses problemas e com isso elaborar medidas que pudessem amenizar osdanos observados no ambiente.
II. REFERÊNCIAL TEÓRICO
Praças Publicas, em geral, são áreas destinadas ao lazer da população, sendo áreas gratuitas e democráticas. Alem disso, configuram como locais atrativos às diferentes culturas, religiões, faixas etárias e níveis socioeconômicos. Segundo Gomes (2005, p 110) as praças publicas possuem uma relação com o meio urbano a partir de que pode ser umaregião de arborização e confluência, alem de ser uma região turística e potencialmente econômica.
Segundo Gomes (2005, p. 103) praça publica pode ser definida como:
E o espaço territorial localizado em meios urbanos que tem a função oferecer lazer a população, alem de ser uma região com potencialidade turística, econômica e ambiental.
De acordo com Silva (2012, p. 9) a criação de uma praça publicaprovem da necessidade do meio urbano de ter um local que sirva como centro ou referencia para sua malha de deslocamento. As praças, como locais públicos, são freqüentadas por pessoas com diferentes níveis de sociais, econômicos e servem como ponto de encontro por diferentes grupos sociais, alguns desses grupos a utilizam apenas como ponto de lazer, outros como via turística, como região...
tracking img