Eng. mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O veneno que matou Napoleão Bonaparte

Ao vencerem Napoleão Bonaparte na batalha de Leipzig, as nações monarquistas que lutaram contra o célebre general esperavam enterrar de vez as promessasliberais que fomentaram a chegada deste militar ao poder. Não bastando a derrota, as forças monarquistas tiveram o cuidado de isolar o imperador francês na ilha de Elba. A precaução aparentementeexagerada acabou se justificando quando Napoleão fugiu do lugar e voltou a assumir a França no chamado “Governo de Cem Dias”.
Tentando reassumir o poder, Napoleão Bonaparte acabou sendo novamente derrotadona Batalha de Waterloo. Desta vez, preocupados em não cometer o mesmo equívoco, as forças que o venceram decidiram isolá-lo na afastada ilha de Santa Helena, situada no Atlântico Sul. A grandepreocupação da época era anular a figura de Napoleão sem que para isso fosse necessário matá-lo. Isso porque a morte pela espada poderia conferir ao antigo imperador a condição de mártir do ideárioliberal.
Passados seis anos do isolamento em Santa Helena, Napoleão Bonaparte acabou falecendo de uma complicação gástrica não muito bem conhecida na época. Com o passar do tempo, muitos chegaram asugerir que o estadista sofresse de algum tipo de câncer. No entanto, outros ainda debatiam sobre a possibilidade de Napoleão ter morrido por envenenamento, já que a sua morte poderia sepultar qualquerpossibilidade de instabilidade ao tradicional poder monárquico europeu.
Chegando à segunda metade do século XX, cientistas se mostraram interessados em descobrir de que modo o legendário francês haviamorrido. Na década de 1960, uma junta de cientistas britânicos conseguiu detectar a presença de arsênico no organismo de Napoleão ao analisar os seus fios de cabelo. Sendo um tipo de veneno muitocomum na época, diversas pessoas logo concluíram que os inimigos de Napoleão tramaram a sua morte pela ingestão da substância tóxica.
Passado algum tempo, algumas pesquisas colocaram em dúvida que o...
tracking img