Eng. da comp.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E SOCIEDADE



DIAGNOSTICO REFERENTE AO

GRUPO Ela e os Caras
SUBGRUPO Sociedade

Tema: Energia Eólica

COMPONENTES:
LEANDRO ALBINO FERREIRA
JULIETTE PAIVA
GUSTAVO BARRETO

NATAL/RN
2011
Na atualidade, nossa sociedade é bombardeada porinúmeras propagandas e a melhoria dos padrões de vida nos países em desenvolvimento, nos levam a consumir cada vez mais. O crescimento da demanda energética mundial traz a preocupação com alguns aspectos essenciais para a política e planejamento energético de todas as economias emergentes. Dentre eles, podemos citar a segurança no suprimento de energia necessária para o desenvolvimento social eeconômico de um país e os custos ambientais para atender a esse aumento no consumo de energia. Diversos estudos realizados nos últimos anos têm apontado as implicações e impactos socioambientais do consumo de energia.
Este processo acarreta o aumento da extração de matérias-primas e o consumo de energia. No entanto, nossas matrizes energéticas já não são capazes de suprir toda a demanda e, emconseqüência disso, vemos o nosso planeta passar por uma forte crise energética, bem como ambiental. Nesse contexto, é imprescindível e urgente o desenvolvimento de fontes alternativas de energia, em especial, as renováveis. Elas são apresentadas como a principal alternativa para atender as demandas da sociedade com relação à qualidade e segurança do atendimento da demanda de eletricidade com aredução dos danos ambientais decorrentes do consumo de energia. A energia mecânica contida no vento vem se destacando e demonstra potencial para contribuir significativamente no atendimento dos requisitos necessários quanto aos custos de produção, segurança de fornecimento e sustentabilidade ambiental.
Entende-se por energia eólica o processo de captação das massas de ar em movimento. A energiaelétrica é adquirida a partir do processo de conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, por meio de aero geradores. Com o desenvolvimento da área tecnológica desde a década de 70, e também favorecida pela crise do petróleo que dava seus primeiros passos naquela época, a energia dos ventos começou a ser tornar cada vez mais viável. A utilização da energia eólica namatriz energética global mostra-se como uma das mais importantes opções para a geração de energia limpa e sustentável possibilitando assim uma melhor qualidade de vida para as futuras gerações da sociedade.
É notória a importância de desenvolvermos e investirmos em formas de energias alternativas que melhorem a situação ecológica do planeta, porém é essencial o respeito e consideração pelascomunidades locais onde desempenhamos esses projetos. Além disso, o desenvolvimento local é o mínimo que se espera de um projeto que visa ser “bom para o mundo”. Apesar de Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental exigirem, além do estudo de impactos ambientais, avaliação dos impactos que um empreendimento provoca sobre a comunidade do entorno, a "Gestão de Impactos Sociais" é uma proposta nova dediscussão na atualidade. Ela só é possível ou realmente aplicável se essa comunidade for ouvida. Para isto a empresa tem que abrir "canais de diálogo" através de enquetes diretas ou serviços de ouvidoria.
A partir da identificação inicial dos impactos positivos e negativos exercidos pelas atividades da empresa sobre os trabalhadores e a comunidade, um plano de gestão de impactos sociaispode ser traçado, buscando realizar ações para resolução de pontos críticos e das principais necessidades assim apontadas. A função social a ser desempenhada por qualquer empresa necessita ser pautada no diálogo e em avaliações sistemáticas, a fim de que possíveis danos sejam reparados e, mais ainda, que novas ações, mais eficientes e voltadas para as comunidades locais, sejam implementadas....
tracking img