Eng. civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Eng. De produção

Laboratório de Química Aplicada á Engenharia


Turno: Matutino

Professora: ELECY MORENO

ALUNO: SAMUEL ANDRADE DOS SANTOS

Experimento nº 02

Data do Experimento: 27/03/2013
Data de Entrega do Relatório: 10/04/2013

Título do Experimento: PROPRIEDADES OXIDANTE E REDUTORA

Curso: Eng. De produção

Laboratório de Química Aplicada á EngenhariaTurno: Matutino

Professora: ELECY MORENO

ALUNO: SAMUEL ANDRADE DOS SANTOS

Título do Experimento: PROPRIEDADES OXIDANTE E REDUTORA

RESUMO:

As propriedades oxidantes e redutoras das moléculas são vistas a todo o momento em nossa vida e desempenha um papel importante para as pessoas. A respiração, a fotossíntese, o apodrecimento das frutas e a ferrugem são as mais comuns. O processoquímico de oxidação consiste na perda de elétrons de uma substância e o ganho em outra substância é denominado redução.

Sumário:

Introdução

Força redutora deve ser interpretada como a tendência de um elemento sofrer oxidação, cedendo elétrons, provocando a redução emoutra espécie química. Força oxidante é interpretada como a tendência de um elemento sofrer redução, recebendo elétrons, provocando a oxidação em outra espécie química. São transformações que envolvem a transferência de elétrons, e que ocorrem simultaneamente. Isto é, enquanto ocorre à oxidação, ocorre também a redução, e vice-versa. É característica dos metais ceder elétrons, caracterizando-os, emsua maioria, como agentes de força redutora, eles também possuem boa condutividade de elétrica e de calor, geralmente apresentando cor prateada ou amarelada, um alto ponto de fusão e de ebulição e uma elevada dureza. Um metal pode ser definido também como um elemento químico que forma aglomerados de átomos com caráter metálico. Num metal cada átomo exerce apenas uma fraca atração nos elétrons maisexternos, da camada de valência, que podem então fluir livremente, proporcionando a formação de íons positivos (ou cátions) e o estabelecimento de ligações iônicas com não metais. Os elétrons de valência são também responsáveis pela alta condutividade dos metais. Os metais são um dos três grupos dos elementos distinguidos por suas propriedades de ionização e de ligação, junto com os metaloides eos não metais. A maioria dos metais é quimicamente estável, com a exceção notável dos metais alcalinos e alcalinos terrosos. Os metais apresentam grande diversidade de propriedades físicas e químicas, conforme a pressão, temperatura e outras variáveis. Os átomos dos ametais possuem energia de ionização elevadas e afinidades eletrônicas grandes. Os elementos existem mais frequentemente sob forma demoléculas relativamente pequenas, em todas as fases. Nos seus compostos, os não metais, com exceção do flúor, apresentam estados tanto positivos como negativos, mas os últimos tendem a ser mais estáveis na maioria das circunstâncias. Eles recebem elétrons, caracterizando-os, em sua maioria, como de força oxidante. A oxidação pode ocorrer sob três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio àsubstância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Enquanto a Redução é o inverso e ocorre também de três maneiras:

Objetivo:

Este relatório tem como objetivos: Acumular conhecimentos à cerca das reações químicas de oxidação e redução; relacionar as propriedades de oxidação e redução com alguns elementos químicosobservados; Buscar informação quanto ao caráter antioxidante da vitamina C; e verificar a relação entre a energia de ionização e a afinidade eletrônica entre as forças de redução e oxidação.

MATERIAIS UTILIZADOS E REAGENTES

Vidrarias e diversos:

- Béquer

- Proveta

- Pipeta

- Tubo de ensaio

- Lixa

- Piscete (contendo água...
tracking img