Eng. Ambiental

Páginas: 33 (8172 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2014
RIO SENA (FRANÇA) X RIO TIETÊ (SÃO PAULO-BRASIL)

Projeto de despoluição do Rio Sena é apresentado em seminário internacional
12/11/2009
O modelo de despoluição e recuperação do rio Sena, em Paris, foi apresentado na manhã desta quinta, no seminário internacional A Década da Água no Mundo, realizado no auditório  Rio Santa Maria da Vitória, na Feira do Verde. Quem fez o relato das açõesimplemantadas pelo poder público francês, foi o diretor delegado da Agência de Águas Sena-Normandia, Marc Collet.
Há 40 anos, os níveis de poluentes no rio eram altíssimos e ações emergenciais foram necessárias para que o Sena não morresse ou virasse um grande esgoto. Segundo o especialista, leis implementaram altas taxas aos poluidores do rio. O diretor afirmou que o todo dinheiro arrecadado comessas taxas, e com as multas foi aplicado somente na recuperação dos mananciais. Para Collet, isso foi determinante para o sucesso do projeto.
Em Paris, também foi formado um comitê gestor comprometido em salvar o rio e as bacias que formam seu curso. Os agricultores foram orientados e estimulados, inclusive, com recursos financeiros, para preservar suas propriedades e o leito do trecho do rio usadopor eles.
O prefeito João Coser também participou do seminário e disse que, assim como Paris, Vitória sofre influência de cidades vizinhas e sente os efeitos da Região Metropolitana. Para ele, são questões que afetam a todos e, se no passado não houvesse tanto descaso, não seria preciso investir tantos recursos para tratar a água e o esgoto.
“Observamos que os problemas são comuns nas grandescidades do mundo e as estratégias pra as soluções podem ser compartilhadas.”, destacou. Coser contou que a despoluição da Praia de Camburi é prioridade e que os recursos estão disponíveis e os parceiros definidos. “A partir daí é preservar e contar com a colaboração dos moradores, do poder público e das empresas para que erros e descasos não voltem a acontecer”.




Despoluição de rio francêspode ser exemplo para Rio Iguaçu, no Paraná
Desde 1960, governo francês realiza ações para punir quem polui rio.
Multa pode chegar a 100 milhões de euros.
02/06/2011
O Paraná TV mostrou a poluição do Rio Iguaçu, no Paraná. Em cinco dias, a prefeitura retirou cinco toneladas de lixo no trecho do rio que passa por Curitiba. A solução para despoluir o Rio Iguaçu pode vir da França.
16 milhões depessoas vivem à margem do Rio Sena, onde está, também, um terço de toda produção agrícola e industrial da França - o que fez do rio, um dos mais sujos da Europa. O cerco aos poluidores começou em 1960 e a meta é que até 2015 o rio esteja limpo.
As leis francesas são rigorosas para empresas e fábricas que poluem o Rio Sena. A multa, em alguns casos, pode chegar a 100 milhões de euros e todo odinheiro arrecadado é investido na purificação do rio. As multas e taxas rendem dois bilhões de euros por ano. E quem não polui é premiado.
Como o rio está presente em muitas propriedades agrícolas, os agricultores viraram parceiros do governo. Eles recebem entre 100 e 150 euros por hectare para não poluir
Há 40 anos, apenas quatro espécies de peixes habitavam o rio. Hoje são mais de 30.Revitalização: do Sena ao Tietê.
March 15, 2011
Conhecido como o rio dos namorados, o rio Sena na França é um importante instrumento econômico para o país e principalmente para a capital, Paris, banhada por suas águas.
Mas, como a maioria dos rios que cruzam as áreas urbanas, o Sena também sofreu e sofre com a poluição. Para tentar resolver esse problema, em 1990, o prefeito de Paris, JacquesChirac, deu início ao programa de despoluição do rio, prometendo aos parisienses que dois anos mais tarde, o rio estaria tão limpo que poderiam se banhar nele. Infelizmente, parece que essa promessa ainda não foi cumprida.
O mais recente projeto que envolve o rio Sena, em Paris, propõe quatro objetivos:
Aumentar o acesso ao rio, e fazer suas margens mais seguras.
Fazer a travessia do rio, mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Eng ambiental
  • Eng. ambiental
  • Eng ambiental
  • Eng Ambiental
  • Eng Ambiental
  • Eng. Ambiental
  • Eng ambiental
  • eng Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!