Engº de telecomunicações

Páginas: 7 (1666 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
Lista de Exercícios propostos de Propagação de Ondas e Antenas.

Prof.Dr.Leonardo Lorenzo Bravo Roger

1- Uma antena receptora está localizada a 100 m da antena transmissora. Se a área efetiva da antena receptora é de 500 cm2 e a densidade de potencia recebida é de 2 mW/m2.
a) Qual é a potência total entregue à carga pela antena receptora, considerando cassamento de impedânciaentre a antena e a linha e entre a linha e carga.

b) Repetir o item anterior, considerando que uma carga de 50 (, se a linha de transmissão também é de 50 (, mas a impedância de entrada da antena é resistiva pura de valor igual a 75 (.
(exercício a ser resolvido pelos alunos)
2- Uma antena recebe uma potencia de 2 (W de uma estação de radio. Calcule sua área efetiva, sabendoque antena esta localizada na região distante da estação, onde E= 50 mV/m.
[pic]

3- a) Mostre que a equação de transmissão de Friis pode ser escrita como:
[pic]
b) Duas antenas dipolos de meia onda operam em 100 Mhz e estão separadas por uma distancia de 1 Km. Se a potência transmitida por uma delas é de 80 W, qual é a potencia recebida pela outra ?.

[pic]4- A amplitude de campo elétrico aplicado a uma antena de meia onda é de 3 mV/m a 60 MHz . Calcule a potência máxima recebida pela antena.Lembre que a diretividade do dipolo de meia onda é 1,64.
( solução na página seguinte)
[pic]

5- A potência transmitida por um satélite de órbita síncrona ( geoestacionaria) é 320 W. Se a antena do satélite tem um ganho de 32 dBi etrabalha a uma freqüência de 15 GHz, calcule a potência recebida cujo ganho é de 40 dBi e esta situada a uma distancia de 24 567 Km.

[pic]

6- A diretividade de uma antena é de 34 dBi. Se a antena irradia uma potência de 7,5 KW a uma distancia de 40 Km, calcule a densidade de potência média no tempo para esta distancia.

[pic]

7- Duas antena idênticas em uma câmera anecóica,estão separadas por 12 m e estão orientadas para máxima diretividade . Na freqüência de 5 GHz, a potência recebida por uma delas é 30 dB abaixo da emitida pela outra. Calcule o ganho das antenas.
( solução na página pagina seguinte)

[pic]

8- Qual é a potência máxima que pode ser recebida a uma distancia de 1,5 Km no espaço livre, em um sistema de comunicações que opera a 1,5GHz e consiste de uma antena transmissora, com ganho de 25 dBi e de uma antena receptora com ganho de 30 dBi, se a potencia transmitida é de 200 W.

[pic]

9- Um link de rádio usa um par de antenas parabólicas de 2 m com uma eficiência de 60 % cada uma, como antenas transmissora e receptora. Outras especificações do link são:
Potencia transmitida: 1 dBw
Freqüência deportadora: 4 GHz
Distancia entre o transmissor e o receptor: 150 m.

a) Calcule a perda por espaço livre,
b) O ganho de potência de cada antena
c) A potência recebida em dBw.
[pic]
10- Repita o problema anterior para uma freqüência portadora de 12 GHz.
( solução na página seguinte)

[pic]

11- Mostre que a fórmula de Friis tambémpode ser escrita da seguinte forma equivalente:
[pic]

[pic]
[pic]

12- Da definição matemática de perda por espaço livre, vemos que ela depende do comprimento de onda ( ou da freqüência f .
[pic]
Como essa dependência pode justificar-se em termos físicos ?.
( solução na página seguinte)

[pic]
[pic]

13- Em um sistema decomunicações por satélite sempre a freqüência de portadora utilizada usada no canal de subida é maior do que a usada no canal de descida. Justifique o fundamento lógico para essa escolha. Dica: Pense no custo e complexidade dos equipamentos.

[pic]

14- Um transmissor de radio-farol de onda contínua ( CW) localiza-se em um satélite em órbita geoestacionaria. A saída de 12 GHz do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • engº
  • Engº
  • Engº
  • Engº
  • Engº
  • Engº.
  • Engº
  • Engº

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!