ENFRENTAMENTO EM CAJAMRCA

928 palavras 4 páginas
Enfrentamento em Cajamarca

A conquista do Estado Inca pelo Estado Espanhol no caso de Cajamarca foi de grande ajuda para as demais conquista no Novo Mundo. Depois dessa conquista o domínio dos europeus se expandiu cada vez mais. Mesmo com a resistência dos Incas, os espanhóis se mostraram superiores e com suas armas e espadas conseguiram a glória em 1572 com a captura do último imperador inca Tupac Amaru, que foi preso e executado.
O conquistador espanhol Francisco Pizarro ao chegar e se deparar com o número elevado de índios, constatou que estava em desvantagem. Contudo, em momento algum pensou em desistir da conquista. Tinham como objetivo ao chegar a Cajamarca conquistar o território. Pizarro acabava de ter passo por uma crise interna, pois o chefe nativista tinha matado o seu irmão. Ao chegar ao local, foi recebido em estado de paz liderado por Ataualpa. Porém, em questão de segundos, a chegada do líder europeu e o rápido ato do chefe indígena realizado foi considerado um insulto para os europeus, desencadeando um conflito já planejado por Pizarra (Pizzara deu uma bíblia ao Ataualpa, que desconhecendo o que era a atirou no chão).
Com cerca de 62 homens a cavalo e 106 na infantaria Pizarro conseguiu submeter o exército de 80.000mil índios de Ataualpa ao medo, com isso esse exército de 168 homens obtiveram êxito sem si quer perde um único homem. Com inteligência Pizarro dividiu a cavalaria e a infantaria em dois grupos e colocando 3 homens em um forte juntamente com uma pequena arma de artilharia e algumas cornetas, pois Ataualpa ao entrar na praça ele daria o sinal para que eles começassem a atirar e com o som das cornetas a cavalaria deixaria seu esconderijo e marcharia até os índios que ali se encontravam. Ao sinal do governador um soldado da infantaria que se encontrava escondido no forte começou a atirar do mesmo modo que as demais tropas escondidas saiam em disparada e avançavam em direção aos índios que ali se encontravam.
Os índios

Relacionados