Enfraquecimento do estado naçã0

751 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
TECNOLOGIA EM COMÉRCIO ESTERIOR
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: ANDERSON RODRIGUES DOS SANTOS
ALUNA: JENIFER VOGEL

O ENFRAQUECIMENTO DO ESTADO-NAÇÃO

A visão Hobbesiana afirmava que dentro do seu território o Estado-Nação é soberano, tendo poderes e competências quase ilimitados. O cidadão se submeteria às leis do Estado em troca de segurança oferecida por esse.
Contudo, com a globalização e integração regional, os demais membros do Estado estão ganhando força e a soberania do Estado gradativamente reduzindo. Esse enfraquecimento do Estado-Nação se dá de duas formas: voluntariamente, quando o Estado delega competências deliberadamente a instâncias supranacionais, fortalecendo organismos mundiais e regionais, e/ou involuntária, decorrente do próprio processo de globalização e do surgimento de outros atores nas relações internacionais.
A globalização da economia, com o auxílio do avanço das telecomunicações e da informática, formou um sistema de economia não subordinado ao controle de governos. Prova disse são os bancos centrais, que não conseguem mais controlar as taxas de câmbio e proteger suas moedas. Também com a criação dos blocos econômicos, como União Européia e Mercosul, os mecanismos de comando dos sistemas econômicos nacionais diminuiram.
Essa perda de controle da economia nacional, principalmente do câmbio, diminui a capacidade que o Estado tem de adotar políticas voltadas para o comércio exterior, afetando diretamente o seu controle sobre instrumentos de importação e exportação.

ECONOMIA DOS CONTINENTES

África - A base econômica da África está na agricultura, na criação de gado e no extrativismo mineral. A indústria é pouco desenvolvida. A África é o continente mais pobre do mundo. Desde o século XX, com a descolonização da Africa, a corrupção e o descaso das autoridades contribuíram para empobrecer a economia da África. Ao contrário das economias da

Relacionados