ENFOQUE HUMANISTA E A ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

616 palavras 3 páginas
ENFOQUE HUMANISTA E A ABORDAGEM COMPORTAMENTAL:
Ao contrário das abordagens anteriores que enfocavam essencialmente os aspectos técnicos, o enfoque humanista ou a abordagem comportamental sustentam a necessidade da ciência da gestão organizacional em valorizar a pessoa a partir de um processo de humanização e democratização da Administração, a partir das experiências realizadas em Hawthorne e do ideário de John Dewey e Kurt Lewin. Para Oliveira (2007), os pensadores do enfoque comportamental perceberam que os indivíduos representam “o foco principal do conhecimento, da informação, decisão, ação e avaliação de todas as atividades da empresa” (p. 4).
Essa abordagem passou a ser pensada a partir das experiências realizadas em Hawthorne. Nas experiências, Elton Mayo descobriu a importância dos fatores psicológicos e sua relação com o ambiente físico e cultural nas organizações. Mayo detectou, em um primeiro momento, que os aspectos físicos e materiais dos locais de produção tinham pouca ou nenhuma influência sobre a produtividade dos operários. Ao submeter os operários a situações adversas de produção e constatar que a produtividade dos mesmos não diminuiu ou pouco se alterou, Mayo passou a sustentar, portanto, que os aspectos fisiológicos exerciam pouca influência na produtividade.
Como decorrência dessa importante descoberta, Mayo percebeu também os indivíduos tendem a ser mais fiéis aos grupos em que estão inseridos – grupos de pessoas com as quais possui maior afinidade ou respeito dentro das organizações – do que necessariamente as regras e normas das organizações. Isso significa dizer que dentro das organizações existem dois tipos distintos de ambientes: os ambientes formais e os informais.
Ambientes formais: regras e normas de uma instituição normalmente escritos e contidos em manuais; impõem padrões de condutas e comportamentos formais;
Ambientes informais: regras e normas construídas pelos indivíduos e pelos grupos que são transmitidas informalmente;

Relacionados