Enfoque globalizador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com Santomé (1998), a noção de globalização surgiu no contexto educativo no início do século XX, fundamentada em razões de caráter psicológico relacionadas com a estrutura cognitiva e afetiva da criança, com o caráter global peculiar à percepção infantil da realidade. Assim sendo, o termo aparece estreitamente relacionado com uma forma específica de organizar o ensino, tendo em vistaaprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, o que, em grande medida, a diferença do conceito de interdisciplinaridade (ver verbete Multi, Inter e Transdisciplinaridade).

O desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem a partir de um enfoque globalizador pode ser compreendido tendo em vista duas perspectivas: uma primeira vincula-se ao que acontece no âmbito do sujeito da aprendizagem: trata-seda forma como o aluno se apropria do conhecimento, isto é, dos processos psicológicos que envolvem a aprendizagem. A segunda perspectiva refere-se à maneira como os conhecimentos e conteúdos escolares são selecionados e organizados no contexto escolar. Embora sejam processos distintos, ambos estão estreitamente relacionados entre si, uma vez que traduzem uma forma de conceber e organizar arelação ensino-aprendizagem.

De modo de vista da primeira perspectiva, a globalização é um processo interno ao sujeito e implica a possibilidade de que os alunos possam, por si mesmos, estabelecer inferências e relações entre as informações e os conhecimentos trabalhados, atribuindo-lhes sentido e significado. Supõe que os alunos desenvolvam atividades de reconstrução das informações/saberes, ou seja,estabeleçam conexões entre os conhecimentos que já têm e as novas informações, mobilizando esquemas de referência internos e externos para construir uma compreensão do que lhes é apresentado. Hernández propõe três tipos de atividades de compreensão: a compreensão reconstrutiva, que comporta a capacidade de compreender uma informação apresentada em termos dos conceitos e das idéias a que se refere;a compreensão reconstrutiva global, que se refere à capacidade de situar a informação no marco das idéias-chave e dos procedimentos que estruturam uma disciplina de pensamento e a compreensão construtiva, que implica a atitude de propor novas questões à informação e construir, a partir dela, significados novos e originais. Como se percebe, a noção de aprendizagem que a perspectiva de globalizaçãocomporta não é a de adição ou acúmulo de novas informações à estrutura cognoscitiva do aluno. A aprendizagem, nessa perspectiva, é entendida como um processo de construção de significados, resultante do estabelecimento de relações entre diferentes fontes e procedimentos utilizados para abordar a informação (HERNÁNDEZ, 1998b, p. 57).

Quanto à segunda perspectiva – a que se refere à organizaçãodos conhecimentos escolares – podemos dizer, de acordo com o mesmo autor, que o enfoque globalizador tem suas raízes no pensamento educativo de Decroly, estando vinculado aos centros de interesses e à intenção de proporcionar aos alunos a possibilidade de compreender os conteúdos de ensino de forma global, mais totalizadora e contextualizada, não fragmentada. Em distintos momentos da história daeducação escolar no século XX, diferentes educadores – Kilpatrick, Bruner, Stenhouse – elaboraram propostas de ensino que tinham como preocupação possibilitar ao aluno estudar os fenômenos na sua globalidade, relacionando-os à vida cotidiana. São propostas que se baseiam na idéia de integração dos conhecimentos, que consideram o contexto social, o mundo fora da escola e a realidade do aluno nodesenvolvimento curricular.

Embora a noção de globalizar seja usada com sentidos diferentes, Hernández (1998 a) afirma que há um eixo comum a todos eles, qual seja: a busca de estabelecer relações entre as disciplinas no momento de trabalhar temas de estudo. O fator diferencial, nesse caso, é o caráter que se atribui a essa busca de relações e o papel que ela ocupa no currículo escolar. Para...
tracking img