enfluencia europeia e america

402 palavras 2 páginas
23793.36908 60042.402598 40000.785606 5 60610000006500 sociedade - classe capitalista.

4 - Como os produtos assumem a forma de mercadoria?

Resposta: A partir do momento em que passa a ser produto de um trabalho de qualidade específica, em que atendem as necessidades sociais. Portanto, as mercadorias são grandezas sociais e que têm em comum o fato de serem produto do trabalho geral e indiferenciado.

5 - Descreva os processos da transformação do dinheiro em Capital?

Resposta: São três os processos da transformação do dinheiro: a compra e venda dos meios de produção e da força de trabalho que se desenvolve no mercado; efetivação no processo de produção, onde mediante o consumo produtivo da capacidade de trabalho, os meios de produção transformando-se em produtos, os quais, a mais-valia criada; ocorre novamente na órbita da circulação, onde se realiza o valor do Capital e de mais-valia, mediante a transformação de mercadoria em dinheiro.

6 - Defina processo de trabalho.

Resposta: É a partir do processo de trabalho que o homem consegue através de sua atividade, transformar o objeto sobre o qual versa o trabalho. Ou seja, é um processo com características específicas e historicamente diferenciada.

7 - Por quê a classe trabalhadora cria os próprios meios de sua dominação, como condições de sua sobrevivência?

Resposta: Podemos citar como exemplo as empresas onde os trabalhadores vendem a sua força de trabalho, gerando mais riquezas para o empregador em troco de sua subsistência, sendo estimulado a produzir mais em menos tempo. Assim, supre com seu salário suas necessidades físicas e intelectuais, garantindo a reprodução de sua família e dá continuidade a todo processo rotativo de exploração (quanto mais vende o trabalhador mais é exigida a sua mão-de-obra) e produção social.

8 - Como os trabalhadores desempregados(exército industrial de reserva) contribuem para que os que estão no mercado de trabalho se submetem mais às

Relacionados

  • A forma o da sociologia
    1914 palavras | 8 páginas
  • Pena de morte
    8192 palavras | 33 páginas