Enfisema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quantificação objetiva do enfisema

A tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) é o exame de escolha na avaliação diagnóstica de afecções do parênquima pulmonar. Neste particular, há um interesse crescente por sistemas computacionais capazes de analisar automaticamente a densidade radiológica dos pulmões. O principal objetivo deste trabalho é apresentar um sistema automático paraquantificação e visualização do grau de aeração pulmonar (SAIP), em imagens de TCAR de pulmões com diferentes graus de alterações da aeração pulmonar. Como objetivo secundário comparar o SAIP ao sistema Osiris e a um algoritmo específico de segmentação pulmonar (SP), quanto à acurácia na segmentação do parênquima pulmonar. O SAIP disponibiliza atributos quantitativos extraídos automaticamente, taiscomo perímetro, área e volume da secção pulmonar, bem como o histograma de faixa de densidades radiológicas e acumulado, densidade pulmonar média (Dpm) em unidades Hounsfield (UH), área relativa dos voxels com densi­dade menor que –950 UH (RA950) e os valores de 15° percentil de baixa atenuação (PERC15). Além disso, é capaz de processar imagens por meio de uma ferramenta de máscara colorida, queaplica pseudo­cores no parênquima pulmonar, conforme faixas de densidade radiológicas pré­determinadas. Os resultados da segmentação pulmonar são comparados para um conjunto de 102 imagens de 8 voluntários saudáveis e 141 imagens de 11 pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Quanto à segmentação, o SAIP se apresenta mais efetivo do que os outros dois métodos. O SAIP constitui umaferramenta promissora no auxílio ao diagnóstico de enfisema em pacientes com DPOC, com grande potencial de aplicação nesta área e em outras doenças pulmonares.
O SAIP se mostra mais efetivo na segmentação dos pulmões do que os outros métodos comparados neste trabalho. Conclui se ainda que o SAIP é uma ferramenta que realiza a detecção e quantificação de­talhada das faixas de densidade pulmonarpor meio da máscara colorida, permitindo o emprego de várias pseudocores simultâneas na mesma imagem. Além das funcionalidades de histograma por faixa de densidade, histograma acumulado e sobreposição de histogramas que permitem acompanhar e identificar uma evolução ou estabilização de doenças que alteram o grau de aeração pulmonar do parênquima pulmonar.






Doença bolhosa

Bolhasenfisematosas correspondem a uma alteração subpleural ou intraparenquimatosa do espaço aéreo pulmonar, de diâmetro maior que um centímetro. São circundadas por uma parede externa fibrosa constituída por pleura visceral, restos de septos alveolares, vasos sangüíneos e pigmento antracótico. Seu interior é repleto de ar e, em alguns casos, dividido por septos de tecido conjuntivo. As bolhas podem serde ocorrência única ou múltipla, podendo estar presentes em apenas um ou em ambos os pulmões. Quando ocupam um terço ou mais do volume de um hemitórax recebem a denominação de bolhas enfisematosas gigantes. Geralmente, as bolhas pulmonares são associadas à DPOC1, entretanto, podem ser conseqüentes a tuberculose, sarcoidose, linfangioleiomiomatose, inalação de cocaína, trauma das vias aéreas eoutros. Outros autores admitem ainda que, em alguns casos, as bolhas enfisematosas possam ter natureza congênita.
A ressecção das bolhas enfisematosas volumosas potencialmente melhora de modo significativo a função respiratória e os sintomas, sendo justificável mesmo na vigência de enfisema pulmonar difuso grave. Por outro lado, a maior parte dos indivíduos sintomáticos não operados morre no espaçode alguns meses. Atualmente, admite-se que os doentes sintomáticos devem ser operados sempre que as condições clínicas o permitirem, sendo a dispnéia a principal indicação operatória. Os doentes assintomáticos, cujas bolhas ocupam pelo menos 50% do volume de um hemitórax ou que mostram aumento volumétrico progressivo ao longo do tempo, também têm indicação operatória, dado o potencial risco de...
tracking img