Enfermeiro hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (3000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A atuação da enfermagem, ao longo dos anos, esteve associada ao modelo de gestão tradicional e baseou-se em contradições geradas por uma estrutura severa, excessivamente especializada, com funções rotineiras e centradas no fazer sem uma reflexão crítica da sua prática propriamente dita.
O sistema de cuidados em saúde assegura-se como disposição relacional e caracteriza-se comounidade complexa que liga, transforma, mantém ou produz acontecimentos e componentes. Pensar no hospital enquanto unidade de um sistema de cuidados é apontar para a auto-organização desse sistema, considerando aspectos como a autonomia, a individualidade, as relações e as atitudes, considerados fundamentais para a atuação do enfermeiro nos diferentes espaços da saúde.
No sistema de cuidados o papeldo enfermeiro está pautado em concepções da administração e da psicologia e em referenciais da sociologia e outros, por se compreender a sua prática como prática social a partir de um processo dinâmico que envolve uma rede de relações, interações, associações e significados. O trabalho em saúde atende, portanto, a dois aspectos básicos. O primeiro é o de preservar, respeitar e reconhecer aparticularidade, a individualidade e a variabilidade das situações e necessidades dos usuários; o segundo, por sua vez, é o de estar em conformidade com determinadas regras, regulamentos e valores gerais, além de inserir/integrar, permanentemente, as atividades da equipe multiprofissional.
No contexto das práticas em saúde o enfermeiro desenvolve quatro atividades essenciais: o cuidado, a gerência, aeducação e a pesquisa. Tais atividades são desenvolvidas de forma integrada e concomitante, contudo, ora são mais centradas em uma, ora em outra, ora em todas. Deste modo, as atividades do enfermeiro passam pelo entendimento da dinâmica do cuidar gerenciando, educando e ensinando.
A enfermagem, definida como prática social historicamente construída para o cuidar, para o gerenciar e para o educar,é também envolta por “uma malha de afazeres que dão origem a inúmeros papéis”; estes, no entanto, muitas vezes são confundidos pela enfermagem, como também pelos profissionais da saúde. Ao se trabalhar a especificidade do trabalho do enfermeiro, há uma indefinição sobre o que seja específico do enfermeiro, fato que interfere conflitivamente na identidade desse profissional e na sua atuação.
Osposicionamentos do enfermeiro no hospital são provenientes de uma mescla de fatores vivenciados na prática, incluindo a subjetividade dos profissionais, os resquícios da história da profissão de enfermagem – marcada, entre tantas outras coisas, pelo mito da subalternidade -, e além de outros que advêm de questões organizacionais e dos modelos assistenciais e administrativos existentes nosestabelecimentos de saúde.
O enfermeiro desempenha um papel preponderante na construção do sistema de cuidados, por ser capaz de interagir amplamente com todos os profissionais da saúde. Nesse sentido, o enfermeiro gerencia os conhecimentos relativos ao exercício do trabalho assistencial da enfermagem e dispõe de autonomia para avaliar necessidades assistenciais do paciente, decidindo sobre o cuidado.As questões aqui colocadas induzem à necessidade de compreender e contextualizar o papel do enfermeiro no hospital. Considerando as crescentes conquistas e perspectivas e, ao mesmo tempo, as contradições do trabalho, motivamo-nos a buscar respostas que satisfaçam o desejo de compreender melhor o papel do enfermeiro no espaço multiprofissional.
Sob esse aspecto, objetivamos analisar as concepçõesacerca da atuação do enfermeiro no contexto hospitalar.

Enfermeiro Gerente

No cotidiano de trabalho das instituições de saúde, os enfermeiros têm assumido os cuidados aos pacientes mais graves e os procedimentos de maior complexidade, além das atividades de organização e coordenação do serviço, ou seja, atividades assistenciais e gerenciais.
As atividades administrativas desenvolvidas...
tracking img