Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA TÉCNICA MASTER
TÉCNICO EM ENFERMAGEM IIIB

DOUTORES DA ALEGRIA

SÃO MATEUS- ES
AGOSTO 2011

FLÁVIA CARVALHO
NAYARA RIBEIRO DE SOUZA
ROSA MIRA BARCELOS ZANELATO

DOUTORES DA ALEGRIA

Relatório elaborado em cumprimento parcial em Língua Portuguesa.

SÃO MATEUS- ES
AGOSTO 2011

SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO........................................................................................................03
2 OBJETIVO..............................................................................................................05
3 DESENVOLVIMENTO............................................................................................06
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................08
5 REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS.......................................................................09

1 INTRODUÇÃO
Ao pensar em hospital, vem logo na lembrança aquele cheiro característico de éter, doença, enfermos, enfim, tristeza; mas em alguns hospitais a tristeza passa longe, pois lá dentro estão os "Doutores da Alegria", são palhaços que se vestem de médicos para alegrar crianças e adultos enfermostransformando o local num ambiente alegre e descontraído, fazendo com que as pessoas esqueçam seus problemas e doenças, enquanto os "Doutores" estão presentes.
Atualmente há várias vertentes, em todo o Brasil, em média 180 grupos cadastrados em pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos "Doutores da Alegria" em 2001, um exemplo dessa vertente é o Hospital UNIMED da região Piracicaba, onde atua ogrupo Unirindo, que alegra as crianças hospitaliza das, são médicos e funcionários, do hospital que, voluntariamente, se vestem de palhaços para descontrair os hospitalizados do setor infantil; diferentemente, o grupo "Doutores da Alegria" são pessoas treinadas para atuarem nessa área e, que recebem patrocínio de grandes empresas brasileiras.


2 OBJETIVO
O objetivo é conhecer e estudar ascaracterísticas dos grupos de recreação em hospitais, baseando-nos no grupo "Doutores da Alegria", que brincando reintegram a criança a seu mundo social, _ao mundo infantil _ visando ações para melhora das crianças hospitalizadas.

3 DESENVOLVIMENTO
Em 1986, Michael Christensen, diretor do Big Apple Circus de Nova Yorque, foi convidado para uma apresentação em comemoração ao Dia do Coração noColumbia Presbyterian Babies Hospital e optou por fazer uma satirização às rotinas médicas e hospitalares mais conhecidas, realizando transfusão de milk-shake e transplante de nariz vermelho entre outras, utilizando técnicas do teatro Clown (mistura de técnicas circenses e teatrais).
A reação positiva do público encorajou Michael a pedir permissão para visitar as crianças que não tinham sidocapazes de participar do evento, apresentando-se como o mais novo médico em um dos quatro andares da pediatria do citado hospital. O resultado surpreendeu à todos: crianças que encontravam-se deprimidas e apáticas esforçavam-se ao máximo para participar dos jogos propostos. Após outras visitas, o hospital decidiu investir na continuidade do trabalho, nascendo então a Clown Care Unit (DOUTORES, 1997).Em 1988, Wellington Nogueira, ator brasileiro que na ocasião morava em Nova Yorque, passou a integrar a troupe da Clown Care Unit, no papel de "Dr. Calvin" e começou a dar seus plantões no Memorial Sloan Kettering Cancer Center, um dos maiores centros de pesquisas de câncer no mundo.
Em 1991, Wellington retorna ao Brasil disposto a montar aqui um programa irmão da Clown Care Unit do Big AppleCircus. Em setembro do mesmo ano, no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, que acreditou no trabalho de Nogueira para a recuperação dos pacientes, teve início o programa brasileiro, batizado com o nome de "Doutores da Alegria", que tem como principal objetivo usar o conhecimento, arte e sensibilidade para avaliar a necessidade da criança e colocar esses conhecimentos a seu dispor,...
tracking img