Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A auditoria de enfermagem realizada em ambiente hospitalar é executada por um enfermeiro ou uma equipe de enfermeiros dependendo da necessidade institucional. Esse profissional pode atuar na auditoria de contas hospitalares e/ou auditoria da qualidade.

O enfermeiro auditor de contas hospitalares realiza a análise dos prontuários antes da fatura da conta e envio ao convênio. Geralmente estaanálise é realizada após a alta do paciente (auditoria retrospectiva) ou durante sua internação (auditoria concorrente).

Na auditoria realizada após a alta do paciente o enfermeiro auditor avalia a exatidão das cobranças hospitalares com aquilo que está checado e prescrito no prontuário. Através de um relatório de consumo diário do paciente é possível realizar esta verificação.

O auditor então,avalia as quantidades entre os materiais, medicamentos e procedimentos e a prescrição médica, registros de gastos de enfermagem e prescrição de enfermagem, a partir disso, faz adequações no relatório de consumo, indicando ao setor de faturamento itens que devem ser modificados na cobrança da conta.

Não é permitido ao enfermeiro auditor, conforme a Resolução COFEN 266/2001 alterações noprontuário do paciente. Após esta verificação da compatibilidade e solicitação das alterações nos relatórios de gastos, esta conta poderá passar ainda pela auditoria médica e administrativa que fará verificações específicas referente a sua especialidade.

Entenda-se aqui, como relatório de consumo ou de gasto, um impresso que discrimina todo o consumo do paciente, não faz parte do prontuário, nele contêmtodos os medicamentos dispensados para aquele paciente e materiais utilizados pela enfermagem e/ou para procedimentos médicos.

Em alguns hospitais o enfermeiro auditor faz esta verificação diretamente no sistema informatizado já alterando aquilo que acha necessário (na cobrança), neste caso, a conta chega ao faturamento pronta, só basta verificar os demais itens que não envolvem procedimentosde enfermagem.

Alguns auditores enfermeiros verificam a conta antes e depois da fatura para evitar que a conta hospitalar enviada contenha itens de digitação errados. A rotina de cada enfermeiro na análise das contas depende diretamente dos processos internos de cada instituição, a informatização sem dúvida contribui e muito na cobrança das contas.

A auditoria concorrente da contahospitalar, facilita o diagnóstico e esclarecimento de registros equivocados, pode ser realizada diariamente com a visitação do auditor de enfermagem na unidade hospitalar e verificação das anotações e gastos do paciente. Alguns auditores utilizam o “check-list” como ferramenta para resolver problemas encontrados nas unidades.
 
Trabalhar qualidade em auditoria significa alcançar seu objetivo, entretantopor questões de tempo e número de pessoal nem sempre o mesmo enfermeiro que realiza a análise das contas hospitalares (com intuito de cobrar) é o mesmo que trabalha com a qualidade assistencial. De qualquer forma um complementa o serviço do outro, pois qualidade também depende de uma cobrança justa.

A questão de qualidade é um dos temas mais abordados atualmente é impossível garantir uma gestãosem abordar a qualidade. Neste contexto a auditoria assistencial toma forma, e essencialmente a de enfermagem como meio de aferir, verificar, qualificar e avançar em indicadores assistenciais.

Segundo Kluck et al (2002) o alcance da qualidade pelos serviços de saúde é uma atividade coletiva, tornando-se um diferencial técnico e social necessário para atender a demanda de uma sociedade cada vezmais exigente, que envolve não só o usuário do sistema, como também os gestores, isso requer a implementação de uma política de qualidade nas organizações tanto na rede pública como na rede privada.

De acordo com Garay (1997) a gestão da qualidade refere-se ao processo ativo de determinar e orientar o caminho a ser percorrido para atingirmos os objetivos empregando todos os recursos...
tracking img