Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
| FACULDADE TERRA NORDESTE – FATENECURSO DE ENFERMAGEMDISCIPLINA: ESTÁGIO SUPEVISIONADO II |

ESTUDO DE CASO

Avaliação da paciente com pneumonia

Nearly de Holanda Tavares

Caucaia-CEMarço/2013

SUMÁRIO
1 – Considerações Iniciais.
2 – Introdução.
3 – Discussão do Caso.
4 – Diagnostico de Enfermagem.
5 – Intervenção.
6 – Resultados Esperados.
7 – Considerações Finais.
8 –Referencias Bibliográficas. .

1 – Considerações Iniciais
Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Pode acometer a região dosalvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de umagente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possamimpedir o contato do ar com o sangue. Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.
Sintoma: febre alta,tosse, dor no tórax, alterações da pressão arterial, confusão mental, mal-estar generalizado, falta de ar, secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada, toxemia, prostração.
O tratamentodas pneumonias requer o uso de antibióticos e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresentaalterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque oalvéolo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.

2 - Introdução
Estudo de caso: S.V.S.V 3 meses, sexo feminino reside com seus pais em casa alugada com saneamento básico e...
tracking img