Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.T.E.S LIDERANÇA

ARIANA MARTINS
JOSIANE FERREIRA CORDEIRO

TRAUMATISMO CRANIONCEFÁLICO(TCE)

HORTOLÂNDIA
2012

ARIANA MARTINS
JOSIANE FERREIRA CORDEIRO

TRAUMATISMO CRANIONCEFÁLICO(TCE)

TRABALHO APRESENTADO PARA O
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DA
LIDERANÇA E.T.E.S PARA A DISCIPLINA
ENFERMAGEM EM PRONTO SOCORRO II
SOLICITADO PELO PROFESSOR KEDER
DE SOUZA MELO.HORTOLÂNDIA-SP
2012

Sumário
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3.1.Traumatismo Cranioencefalico(tce)
3.1.1. Causas
4.Tratamento
5.Conclusão
6.Referências


INTRODUÇÃO
Vários são os mecanismos responsáveis pelos TCEs. Lesões corto-contusas, perfurações, fraturas de crânio, movimentos bruscos de aceleração e desaceleração e estiramento da massa encefálica, dos vasos intracranianos edas meninges (membranas que revestem o cérebro). As lesões podem ser focais ou generalizadas. As focais localizam-se próximas à área do trauma ou em áreas mais distantes.

DESENVOLVIMENTO
O trauma cranioencefálico (TCE) é causado por uma agressão ou por uma aceleração ou desacelaração de alta intensidade do cérebro dentro do crânio. Esse processo causa comprometimento estrutural e funcional docouro cabeludo, crânio, meninges, encéfalo ou de seus vasos. O TCE é um trauma que não apresenta origem degenerativa ou congênita, e pode causar diminuição ou alteração de consciência, resultando em alterações que afetam diretamente o funcionamento físico, cognitivo (memória, aprendizado e atenção), comportamental ou emocional.

CONCLUSÃO
Chegamos à conclusão de que o número de inválidos emconseqüência de traumas crânio-encefálicos classificados como leves, é muito grande, e que a classificação desses traumas pela escala de Glasgow como leves pode ser inapropriada em muitas situações. Mas, eles acreditam que mais investigações devem ser feitas para confirmar se esses achados podem ser aplicados em outros locais e também que novos trabalhos devem ser feitos a fim de se avaliar osserviços de reabilitação para que se promova uma redução das seqüelas em todos os tipos de trauma crânio-encefálico.

TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO(TCE)
O traumatismo cranioencefálico é a principal causa mundial de morbimortalidade em indivíduos com idade inferior a 45 anos, e atinge mais comumente a faixa de idade dos 15 aos 24 anos. Esse trauma é mais predominante no sexo masculino, e compromete oshomens duas ou três vezes mais que as mulheres. Nas vítimas de trauma, o TCE está presente em 40%, desses indivíduos 20% acabam falecendo no local ou nas primeiras 24 horas de internação e 80% na primeira semana após o acidente. No Brasil, a incidência de TCE vem crescendo a cada dia, são mais de 100 mil vítimas fatais, estimando 1 morte para cada 3 sobreviventes, e os indivíduos que sobrevivemmuitas vezes acabam evoluindo para seqüelas graves. Os traumas em geral no país representam a principal causa de morte em crianças e adolescentes, sendo que nas crianças o traumatismo cranioencefálico está presente na maioria delas, e representa em torno de 75% das mortes.
CAUSAS:
O TCE tem como causa acidentes de trânsito (automobilísticos, ciclísticos, motociclísticos, atropelamentos), quedas,agressões, lesões por arma de fogo, catástrofes, esportes entre outros. Dentre esses, os acidentes de trânsito são os principais causadores de trauma cranioencefálico, tendo uma porcentagem em torno de 60% a 70%. Além disso, observou-se que os acidentes envolvendo o trânsito foram os principais responsáveis por causar invalidez após traumas mecânicos na última década no Brasil.
O TCE está divididoem três tipos: trauma craniano fechado, trauma com abaulamento no crânio e fratura exposta. O trauma craniano fechado se caracteriza por uma fratura sem desvio na estrutura óssea, ou por não apresentar ferimento na calota craniana (exemplo figura ao lado). Na fratura com abaulamento, o osso fraturado se encontra afundado no crânio, podendo causar compressão ou lesão cerebral. E na fratura...
tracking img