Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Introdução
Este livro nasceu a partir de uma pesquisa, tinha como finalidade produzir material didático para o curso “Teorias e Sistemas Psicológicos”. A esperança maior desta obra é de convidar os alunos de psicologia a pensar nas relações dessa área de pensamento como restante de conhecimento e em suas condições de surgimento.
O livro ira abordar a questão da construção do mundopsicológico, assim como a psicologia como uma instância de produção de conhecimento científico. Aos alunosira introduzir a ideia de que a compreensão da questão psicológica é muito anterior a sua formulação. Ao público leigo, compreender a visão de si mesmo em inúmeras maneiras diferentes.

2 – A Passagem da Idade Média ao Renascimento
Nasce no renascimento, o humanismo moderno. De acordo comLuís Cláudio Figueiredo, seria neste período que passaria a se afirmar uma concepção de subjetividade privada.
Privacidade, intimidade, sujeito como um ser onde ele pode “ter um tempo para si” se isolar, nem sempre as coisas foram desta forma. O humanismo só veio a tomar a forma que conhecemos hoje, (o ser, o homem como medida de todas as coisas e centro do mundo) no renascimento.
A experiênciapassa a ser subjetivada e totalmente dependente de nos, passamos a ser o centro e único objeto da experiência, e como se sua experiência fosse única e jamais ninguém poderá passar ou sentir aquilo exatamente desta forma. Na Idade Media isto jamais seria permitido, pensar desta forma, ter suas próprias e únicas experiências. Tampouco haveria lugar para a privacidade.
Tais pessoas na idade modernanão poderiam optar por escolhas, pelo rumo de sua própria vida, é como se o ser humano vivesse em constante dependência do outro.

3 – O Humanismo no Renascimento
Surge o humanismo no renascimento e consigo vem uma grande mudança na concepção do homem no mundo. Nasce a necessidade do homem de “cuidar de si”.
No renascimento houve uma diminuição do poder da igreja, ou seja, até então o homemapoiava-se nela e com esta significativa mudança no poder, sem uma referencia absoluta o homem tivera que buscar ou construir suas próprias respostas.
Começam a surgir juntamente com o renascimento , as primeiras obras de arte assinadas, onde ficam conhecidos nomes como Leonardo da Vinci, e Michelangelo.
Sem sofrer restrições da igreja, o homem nasce para um mundo novo, isto não quer dizerque os povos do renascimento eram ateus, mas sim que Deus agora era entendido como quem paira por sua obra.

4 – O Encontro com a Multiplicidade
A multiplicidade uma das características do renascimento, que seria então a diversidade do mundo.
Introduzir então a feira de rua como uma imagem significativa há de ser um bom exemplo, pois consigo a feira trás uma diversidade cultural do mundoconhecido, mas ao mesmo tempo desconhecido para uma certa sociedade. Então será este o objetivo mostrar o conhecido ao desconhecido e analisar sua reação diante disto.
Então encontraremos um confronto onde poderá ter sido tomada duas atitudes diferentes. A primeira seria considerar a diferença um erro, se o outro pensa de forma diferente da minha ele está errado. A segunda seria colocar em questão aprópria verdade, não substituindo-a, mas colocando como umas das possíveis verdades. Desta forma o homem estaria entrando em um confronto consigo.
Pintura – Bosch e Arcimboldo
Bosch sofre os efeitos da fragmentação, suas pinturas mostram corpos dilacerados em combinações alucinadas. Com frequência, ele é tomado um pré-surrealista, mas ele acreditava ser um hiper-realista mostrando adegradação dos tempos.
Outro pintor que trabalha a fragmentação é Arcimboldo, nascido quase 80 anos depois de Bosch. Ele compõe retrato utilizando fragmento de coisas.
Música – A polifonia
O termo significa “muitas vozes”, cada voz canta uma melodia diferente, por vezes também uma letra diferente. Podem ser quatro ou muitas vozes, gerando um efeito ruidoso, quase já não musical. O centro...
tracking img