Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP AGRÁRIAS
CURSO: ENFERMAGEM - NOTURNO
DISCIPLINA: EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ENFERMAGEM
PROFESSORA: ROSA MORARI


ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SAÚDE DO IDOSO

CAMPO GRANDE / MS – 06/04/2012
RESUMO

Com o aumento da população idosa no Brasil, precisamos de cada vez mais profissionais capacitados para cuidar dessas pessoas, que necessitam de um tratamentoespecifico e especial.
Neste trabalho, irei falar sobre a atuação do enfermeiro na saúde do idoso, pois o trabalho do enfermeiro não é apenas cuidar da saúde física do paciente, e sim cuidar da saúde psicológica, social, mental, etc. Sempre apoiando e ajudando seu paciente a ter uma qualidade de vida.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.....................................................................................................4
2. VIVENDO A TERCEIRA IDADE: SER IDOSO....................................................5
3. CONSULTA DE ENFERMAGEM: ATENÇÃO A SAÚDE....................................6
4. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA A ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO....6
5. ESTATUTO DO IDOSO.......................................................................................8
5.1SAÚDE................................................................................................................8
6. CONCLUSÃO......................................................................................................9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

“Art. 2o - O idoso goza de todos osdireitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde, em condições de liberdade e dignidade.”
1. INTRODUÇÃO

O envelhecimento acarreta mudanças no organismo do indivíduo e, geralmente, traz consigo algumas doenças. O cuidadode idosos por parte da enfermagem foi durante muitos anos uma prática quase que esquecida. As enfermeiras geriátricas por muito tempo foram consideradas de capacidade inferior às demais enfermeiras de outros ramos da profissão, no entanto a enfermagem sempre esteve entre as poucas profissões envolvidas com os idosos.
O processo do envelhecimento é evidente e observado com facilidade apesar desabermos pouco sobre este fenômeno que acontece com todos os seres vivos. Envelhecer é um processo dinâmico, progressivo e inevitável, pois há mudanças morfológicas, bioquímicas, funcionais e psicológicas ocasionando maior predisposição a processos patológicos que acabam levando a morte.
Em nosso país, a população em sua maioria e constituída por jovens, os estudos voltados aos idosos são recentes,a demanda por profissionais capacitados em trabalhos com os idosos é grande, já que nesta faixa etária os problemas de saúde são extremamente complexos exigindo a participação conjunta de diferentes áreas profissionais, determinado a importância e a significância social das profissões voltadas para essa área profissional.
A atenção à saúde do idoso, oferecida pelas enfermeiras, visa auxiliar opaciente e seus familiares a identificar e resolver se possível, os desajustes interacionais.
A família é um ponto de referência em todas as situações. É apontada pelos estudiosos do envelhecimento como o ponto chave para corresponder às questões como o bem-estar e a segurança, ela é o espaço aonde se encontra a intimidade e o segredo e dificilmente compartilhado ou exposto ao olhar externo.
Aatuação da enfermeira junto ao idoso deve estar centrada na educação para a saúde, no “cuidar” tendo como base o conhecimento do processo de senescência e senilidade e no retorno da capacidade funcional para a realização das suas atividades, com objetivo de atender às suas necessidades básicas e alcançar sua independência e felicidade.

2. VIVENDO A TERCEIRA IDADE: SER IDOSO

Atualmente,...
tracking img