Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aborto

A palavra aborto tem sua origem num barco etimológica no latim abortacus, derivado de aboriri (perecer), composto de ab (distanciamento, a partir de) e oriri ("nascer").
Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aborto_de_gravidez
O aborto é a morte de uma criança no ventre de sua mãe produzida durante qualquer momento da etapa que vai desde a fecundação (união do óvulo com oespermatozóide) até o momento prévio ao nascimento.
Bibliografia: http://www.acidigital.com/vida/aborto.htm
É a interrupção da gravidez pela morte do feto ou embrião, junto com os anexos ovulares. Pode ser espontâneo ou provocado. O feto expulso com menos de 0,5 kg ou 20 semanas de gestação é considerado abortado.
Tipos de Aborto

Aborto espontâneo

Também pode ser chamado de aborto involuntárioou "falso parto". Calcula-se que 25% das gestações terminam em aborto espontâneo, sendo que 3/4 ocorrem nos três primeiros meses de gravidez. A causa do aborto espontâneo no primeiro trimestre, são distúrbios de origem genética.
Em cerca de 70% dos casos, esses embriões são portadores de anomalias cromossômicas incompatíveis com a vida, no qual o ovo primeiro morre e em seguida é expulso. Nosabortos do segundo trimestre, o ovo é expulso devido a causas externas a ele (incontinência do colo uterino, mal formação uterina, insuficiência de desenvolvimento uterino, fibroma, infecções do embrião e de seus anexos).

Aborto induzido

É a interrupção deliberada da gravidez; pela extração do feto da cavidade uterina. Em função do período gestacional em que é realizado, emprega-se uma dasquatro intervenções cirúrgicas seguintes:
• A sucção ou aspiração;
• A dilatação e curetagem;
• A dilatação e expulsão;
• Injeção de soluções salinas.

Efeitos do aborto induzido

Câncer da mama (A teoria é que no início da gravidez, o nível de estrogênio aumenta, levando ao crescimento das células mamárias necessário à futura fase de lactação.)

Dor do feto(existindo algumas opiniões defendendo que o feto é capaz de sentir dor a partir da sétima semana pois os receptores da dor surgem na sétima semana.)

Síndrome pós-abortivo (A síndrome pós-abortivo seria uma série de reações psicológicas apresentadas ao longo da vida por mulheres após terem cometido um aborto.)

Aborto terapêutico

• aborto provocado para salvar a vida da gestante• para preservar a saúde física ou mental da mulher
• para dar fim à gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves
• para reduzir seletivamente o número de fetos para diminuir a possibilidade de riscos associados a gravidezes múltiplas.

Métodos de abortivos

Contraceptivos hormonais (Abortivos)

O abortoprecoce e desapercebido pode ocorrer num 50%, ou mais nos períodos menstruais, com as pílulas numa dosagem muito baixa. Com a pílula combinada o aborto pode ocorrer uma vez em cada dois anos. Ou seja, uma mulher que utiliza pílula ou injeções está abortando numa boa percentagem.

Dilatação ou curetagem (6-16 semanas)

Este é um procedimento semelhante ao da sucção, excepto que é inserido umacureta [ instrumento frequentemente em forma de colher com bordos cortantes, utilizado para limpar o interior de uma cavidade do organismo ] no útero em lugar do tubo de sucção. O feto é desmembrado e a placenta despedaçada e juntamente raspados para um recipiente. Para além da perda de sangue massiva, este método pode ter as mesmas complicações do aborto por aspiração. Uma variação deste métodoé designada de aspiração e curetagem e consiste na aspiração do embrião seguida da raspagem da placenta e possíveis membros do feto que tenham ainda ficado dentro do útero materno.
Dispositivo intra-uterino ou Anel (Abortivo)

É um dispositivo de formas variadas que se coloca dentro do útero. Não evita a concepção senão que modifica o revestimento interno do útero para que a criança em...
tracking img