Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Cardiológico

Estudo completo do sistema cardíaco

Rodrigo Duarte Dias
Riachuelo
Politécnico

Noção de Anatomia e Fisiologia

Para melhor compreender de uma maneira global o sistema circulatório, coloca-se num extremo o coração, em uma visão global do sistema circulatório, observa-se o coração com uma bomba, que bombeia o sangue por um sistema de microcirculação, onde ocorremtrocas metabólicas.
O coração, principal estrutura do miocárdio médio e dividido em duas parte ( Direita e esquerda) por um septo longitudinal, orientado obliquamente. Cada metade consiste em duas câmaras, os átrios , que recebem sangue venoso e em outra, os ventrículos que impulsionam o sangue para o interior das artérias.
O lado direito do coração recebe o sangue venoso por intermédio das veiacavas (superiores e inferiores) que se conectam ao átrio direito. Daí o sangue flui para o ventrículo direito passando pela valva tricúspide. O sangue impulsionado pela contração do ventrículo direito ultrapassa a valva pulmonar, chegando a artéria pulmonar, que distribui o sangue por toda rede vascular do pulmão, onde será oxigenado (Hematose).
Retorna ao lado esquerdo do coração pelas veispulmonares que desaguam do átrio esquerdo. Desta camará dirigi-se para o ventrículo esquerdo, passando pela valva mitral e por fim ao chegar ao ventrículo esquerdo e novamente impulsionado, passando pela valva aórtica e atingindo a artéria aorta, onde se da início a circulação sistêmica.
O coração é constituído de três camadas (Epicárdio, o miocárdio e o endocárdio).
O Epicádio também conhecido comoo pericárdio visceral tem uma superfície mesotomia e uma camada serosa de tecido conjuntivo. As artérias coronarianas, responsáveis pela irrigação do coração, caminhão pelo epicárdio antes de atingir o miocárdio. O pericárdio parenteral é uma formação fibrosa, resistente e pouca elástica, mas com a capacidade de se distender lentamente e gradualmente.
O miocárdio apresenta como principalcomponente as fibras musculares cardíacas, sustentadas por um esqueleto de tecido conjuntivo, no qual se insere a musculatura.
O endocárdio, constitui principalmente por uma camada endotelial, confere ao interior do coração um aspecto liso e brilhante.
Em relação as musculatura cardíaca, as fibras musculares cardíacas dispõem-se em camadas e feixes complexos. A musculaturas dos átrios e dosventrículos é separadas, cabendo o sistema de condução fazer a conexão entre eles.

Musculaturas cardíacas

As fibras musculares cardíacas dispõem-se em camadas e feixes complexos.
A musculatura atrial consiste em feixes superficiais e profundos, alguns restritos a um dos átrios, enquanto outros atravessa o septo interatrial.
Com relação à musculatura ventricular, há dois grupos principais de lâminamiocárdica: Uma superficial, espiral e outra profunda, conritora.
O sentido das contração das fibras, da via de entrada para via de saída, é o responsável pelo direcionamento do fluxo sanguíneo. Isso permite compreender porque, mesmo quando há lesão da valva Mitral com refluxo de sangue para o átrio esquerdo, a maior parte do fluxo vai para aorta, e não para o átrio esquerdo, durante a contraçãoventricular

Aparelhos Valvares

O coração dispõe de quatro aparelhos valvares:
Do lado esquerdo – um atrioventricular- o mitral (c/ duas cúspide) – o aórtico (semilunares c/ três cúspide).
Do lado direito– um atrioventricular–o tricúspide (c/três cúspide)–o pulmonar (semilunares c/ três cúspide).

Irrigação do coração

O coração é irrigado pelas artérias coronárias, direita eesquerda. Já a drenagem do sangue venoso faz-se por numerosas veias, as quais desembocam diretamente nos câmaras cardíacas, tributário do átrio direito.
A artéria coronária direita nasce no seio aórtico direito e dirige-se para a direita, dando no seu primeiro segmento ramo para o ventrículo direito.
A artéria coronária esquerda nasce no seio aórtico esquerdo e, após curto trajeto, divide-se no ramo...
tracking img