Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DPOC
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Doença pulmonar obstrutiva crônica (abreviada por DPOC) é uma doença crônica, progressiva e parcialmente reversível que acomete os pulmões e tem como principais características a destruição de seus alvéolos e o comprometimento dos restantes. Ocorre com mais frequência em homens mais velhos e fumantes. Pessoas que tiveram tuberculose também podemdesenvolver a doença.
Os principais sintomas dos pacientes são a limitação do fluxo aéreo (entrada e saída do ar), principalmente na fase expiratória, a apneia (falta de ar), a hiperinsulflação dinâmica que leva ao encurtamento das fibras musculares do diafragma, fadiga muscular, insuficiência respiratória entre outros.
Os principais fatores desencadeadores da DPOC (enfisema e bronquitecrônica) estão relacionados principalmente ao tabagismo, seguido de exposição passiva ao fumo (pessoa que vive junto com o fumante), exposição à poeira por vários anos, poluição ambiental, e até fatores genéticos nos casos que se comprova a deficiência de enzimas relacionadas à destruição do parênquima pulmonar (estruturas dos pulmões).
FISIOPATOLOGIA
• A limitação do fluxo aéreo pode decorrer dadiminuição da retração elástica do parênquima pulmonar, hipersecreção de glândulas da mucosa e inflamação das vias aéreas levando metaplasia e ao estreitamento da mesma.
• A contração da musculatura lisa dos brônquios pode levar à obstrução das vias aéreas.
• O trabalho expiratório está aumentado.
• A hiperinsuflação pulmonar pode ocorrer decorrente da limitação ao fluxo aéreo e levar ao aumentodo trabalho inspiratório.
• Alterações da relação V/Q são responsáveis por hipoxemia e hipercapnia.
SINTOMAS
Os principais sintomas incluem dispnéia aos esforços que pode progredir para dispnéia de decúbito (ortopneia) e dispnéia paroxística noturna, tosse produtiva matinal (pois há um acumulo das secreções/muco produzidos durante a noite na árvore traqueobrônquica), hemoptise,expectoração.
DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
A DPOC è um termo que se refere a um grupo de condições caracterizado por resistência aumentada contínua o fluxo aéreo expiratório. Ela incluiu a bronquite crônica, o enfisema pulmonar. Alguns médicos consideram a asma como parte da DPOC, mas, devido a sua reversibilidade, ela é considerada por muitos como entidade distinta.
A bronquite crônica éuma inflamação crônica do trato respiratório inferior, caracterizada por secreção mucosa excessiva, tosse, dispnéia associada à infecções decorrentes do trato respiratório inferior e quando uma pessoa tem tosse produtiva (com catarro) na maioria dos dias, por pelo menos três meses ao ano, em dois anos consecutivos. Mas outras causas para tosse crônica, como infecções respiratórias e tumores, temque ser excluídas para que o diagnóstico de bronquite crônica seja afirmado.
O enfisema pulmonar é uma doença pulmonar complexa caracterizada por destruição dos alvéolos, aumento dos espaços aéreos distais e uma ruptura das paredes alveolares. Ocorre deterioração lentamente progressiva da função pulmonar durante muitos anos, antes do desenvolvimento da doença. Os pulmões são compostos porincontáveis alvéolos, que são diminutos sacos de ar, onde entra o oxigênio e sai o gás carbônico.




Fisiopatologia e etiologia:
1. A pessoa com DPOC pode ter:
• Secreção excessiva de muco e infecção crônica dentro das vias aéreas (bronquite) – infecção, irritação, hipersensibilidade, hiperemia local, hipertrofia das glândulas mucosas, aumento no tamanho, em número dos elementos produtores demuco nos brônquios (glândulas mucosas e células caliciformes), inflamação e edema, estreitamento e obstrução do fluxo aéreo.
• Aumento no tamanho dos espaços aéreos distais aos bronquíolos terminais, com perda das paredes alveolares e recolhimento elástico dos pulmões (enfisema).
• Pode haver superposição dessas condições.
1. Em conseqüência das referidas condições, verifica-se subseqüente...
tracking img