Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOTÍCIAS VINCULADAS A IMPRENSA
É um dos aspectos fundamentais para o contínuo processo de aperfeiçoamento, gerência e controle da qualidade dos sistemas de vigilância epidemiológica. A disseminaçãoda informação para todos os setores e profissionais participantes nos diferentes níveis do sistema de vigilância epidemiológica é estratégica, pois leva ao aumento da adesão, com repercussões na suacapacidade de gerar resposta em tempo oportuno. Tal prática deve ocorrer de forma sistemática e periódica, de modo a permitir a utilização das informações quando da tomada de decisão e nas atividadesde planejamento, definição de prioridades, alocação de recursos e avaliação dos programas desenvolvidos. Adicionalmente, a divulgação das informações no âmbito da sociedade é essencial para estimular egarantir o controle social. Para tais fins diversos meios devem ser utilizados, desde contatos pessoais ou por telefone, passando por reuniões periódicas, até a utilização de veículos de comunicaçãocomo imprensa, boletins, publicações científicas e a internet.

Quando o sistema de vigilância epidemiológica em determinada área é incipiente, informações oriundas da imprensa e da própriacomunidade podem ser muito importantes para fins de identificação de situações críticas. Entretanto, mesmo quando o sistema é bem organizado, informações deste tipo é, frequentemente, a primeira indicação daocorrência de agravos inusitados.
Um exemplo histórico da importância da imprensa para a divulgação de casos foi a grave epidemia de antraz entre humanos ocorridos em 1979, na antiga União dasRepúblicas Socialistas Soviéticas, na cidade de Svedlovsk, localizada a cerca de 1.400 km a leste de Moscou. O antraz é causado pela bactéria formadora de esporos Bacillus anthracis, podendo provocarinfecção cutânea, gastrointestinal ou respiratória, sendo esta última forma de alta letalidade. Trata-se em especial de uma infecção relativamente rara e que causa grande preocupação devido ao seu...
tracking img