Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O tema do presente trabalho é: Assistência de Enfermagem no Pré Operatório de Pacientes de Cirurgia Cardíaca.
Abordando a história da cirurgia cardíaca, observa-se que até fins do século XIX não eram realizados procedimentos cirúrgicos. Em 1896 Ludwig Rehn obteve êxito ao suturar um ferimento de ventrículo direito. Cirurgias nos grandes vasos ficaram comuns depois da virada do séculoe podem ser classificadas como cirurgia cardíaca, embora não sejam no coração. Posteriormente a cirurgia nos grandes vasos foi seguida pelo desenvolvimento da cirurgia cardíaca fechada, na qual pequenas incisões são feitas e o cirurgião trabalha sobre o coração batendo. Nos anos 90 os cirurgiões começaram a realizar operações com o coração batendo porém estabilizado para ter uma área quaseparada. Alguns pesquisadores acreditam que esse método resulta em menos complicações pós-operatórias e melhores resultados gerais.
Até pouco tempo, a única opção para muitos pacientes com insuficiência cardíaca era o transplante de coração. Contudo, apenas pouco mais de 2 mil transplantes cardíacos são feitos anualmente nos Estados Unidos, o que significa que dezenas de milhares de pessoas morrem àespera de um doador de coração. No dia 2 de julho de 2001, pacientes com insuficiência cardíaca renovaram suas esperanças quando cirurgiões no Jewish Hospital em Louisville, Kentucky, realizaram o primeiro transplante de coração artificial em quase duas décadas. O coração artificial para implante AbioCor é o primeiro coração totalmente artificial e espera-se que ele, no mínimo, dobre a expectativa devida de pacientes cardíacos.
O desenvolvimento da cirurgia cardíaca diminuiu a taxa de mortalidade a níveis relativamente baixos. Por exemplo, a cirurgia para reparação de defeitos cardíacos congênitos têm atualmente em torno de 4-6% de taxa de mortalidade. Uma preocupação importante na cirurgia cardíaca é a incidência de dano neurológico. Derrame cerebral ocorre em 2-3% das pessoas que passampor cirurgia cardíaca.

As patologias cardíacas que geralmente tem indicação cirúrgica são: as cardiopatias congênitas, as valvulares, as doenças da aorta, transplante cardíaco e doenças coronárias graves sem indicação de angioplastia.
Definida a indicação precisa da cirurgia, o paciente será encaminhado para uma avaliação minuciosa, onde será colhida a história clínica, realizado o examefísico e solicitado exames complementares de acordo com o quadro clínico e doenças associadas.
Na história clínica serão colhidos dados como sinais e sintomas da cardiopatia, fatores de risco para doenças cardíacas, hábitos de vida como higiene, tipo de dieta, sedentarismo, etilismo, tabagismo, uso de drogas lícitas e ilícitas, uso de medicamentos, alergias a alimentos e remédios, infecções e uso deantibióticos recentes, problemas anestésicos, vacinação, história de sangramento, gravidez; doenças e cirurgias prévias.
O exame físico detalhado irá avaliar o estado nutricional, presença de lesões na pele, higiene bucal e estado de conservação dos dentes, tipo de tórax, presença de sopros carotídeos, presença de varizes, edemas, presença de pulsos nos quatro membros além do exame físicoespecífico do coração, pulmão, abdome, neurológico e outros órgãos.
Além dos exames laboratoriais de rotina, Raio X de tórax e eletrocardiograma, dependendo de cada patologia serão necessários exames cardiológicos específicos como: ecocardiograma, doppler de artérias carótidas e vertebrais e cateterismo cardíaco e angiotomografia da aorta.
Algumas medidas serão recomendadas ou mesmo e exigidas dospacientes antes do ato cirúrgico, como abandonar o etilismo e tabagismo dois meses antes, controle rigoroso do diabetes por pelo menos um mês, vacinação anti-tetânica, anti-gripal e anti-pneumocócica, emagrecimento e mudanças nos hábitos de higiene , tratamento dentário nos casos de trocas valvulares, fisioterapia respiratória , suspensão de alguns medicamentos que possam gerar problemas no pós...
tracking img