Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DISCIPLINA: CENTRO CIRÚRGICO E CENTRO DE MATERIAL
TURMA: 5ªABCD.T

TIREOIDECTOMIA TOTAL

CARLA MENDES ABREU

FORTALEZA - CE
NOVEMBRO – 2010.2CARLA MENDES ABREU

TIREOIDECTOMIA TOTAL

Trabalho apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, como exigência parcial para a obtenção da nota da disciplina Centro Cirúrgico e Centro de Material, sobre a orientação metodológica da Professora: Fábia Maria de Souza.

FORTALEZA-CE
NOVEMBRO-2010.2
SUMÁRIO

1-Introdução..................................................................................................04
2- Objetivo ....................................................................................................08
3- Metodologia ..............................................................................................09
4- Resultados e discutição..............................................................................11
4.1- Histórico de enfermagem .....................................................................12
4.2- Exames complementares.......................................................................12
4.3- Plano de cuidado.................................................................................14
5- Consideraçõesfinais..................................................................................15
6- Referências bibliográficas..........................................................................16


1. INTRODUÇÃO

A glândula tireóide é uma parte do sistema endócrino (hormonal) e desempenha um papel importante na regulação do metabolismo corporal. Algumas doenças afetam a glândula tireóide por meio da redução daprodução de seus hormônios (hipotireodismo), ao passo que outras causam uma superprodução desses hormônios (hipertireodismo). Também é responsável pela produção de calcitonina, hormônio que contribui para levar cálcio para os ossos. As desordens da tireóide são mais comuns em crianças maiores e adolescentes (principalmente em garotas) do que em bebês. Na maioria das vezes são situações em que épossível fazer o tratamento com medicamentos, mas ocasionalmente pode haver a necessidade de cirurgia.
O hipertireoidismo é uma condição causada pelo excesso de hormônios tireoidianos circulantes, devido a um aumento da produção ou liberação destes. Alguns dos sintomas são; fraqueza muscular , dificuldade em subir escadas ou levantar coisas pesadas;tremores nas mãos;batimentos cardíacosacelerados (taquicardia);fadiga e cansaço fácil; perda de peso importante, mesmo alimentando se de forma normal; fome excessiva; diarréia ou aumento do número de evacuações; irritabilidade,agitação,ansiedade; insônia; problemas nos olhos (irritação,ardência ou dificuldades para enxergar); irregularidade menstrual; suor excessivo e sensação de calor exagerado; infertilidade.
Hipotireoidismo é um distúrbioque cursa com a falta de hormônio da tireóide. Pode ter vários sintomas, visto que os hormônios da tireóide são importantes para regular o funcionamento de praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo. Quando os níveis de hormônios tireoidianos (T3 e T4) se tornam anormalmente baixos por algum motivo, todos os processos do corpo se tornam mais lentos causando: cansaço excessivo;desânimo, ouaté mesmo depressão;raciocínio lento;fala arrastada;sensação de frio excessivo;ganho de peso (geralmente, em torno de 3 a 5 Kg);pele seca e cabelos finos e quebradiços;inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos;pouca sudorese;intestino preso e digestão lenta;irregularidade das menstruações (às vezes, sangramento excessivo);infertilidade;batimento lento do coração (menos que 60 batimentos por...
tracking img