Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SURGIMENTO DA CLASSIFICAÇÃO DE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM
1 Introdução
A enfermagem nos últimos anos está procurando classificar seus diagnósticos, intervenções/ações e seusresultados.
Existe um consenso dentro da profissão de enfermagem sobre a necessidade das classificações dos diagnósticos, intervenções, e resultados de enfermagem para que os vários elementos da prática deenfermagem sejam documentados e estudados (McCLOSKEY; BULECHEK, 1996).

Na opinião de McCLOSKEY; BULECHEK (1996), a padronização da linguagem dos problemas e tratamentos de enfermagem tem sidodesenvolvida para esclarecer e comunicar regras. Apesar deste esforço, ainda existem muitos problemas e tratamentos de enfermagem não padronizados, limitando a habilidade das enfermeiras para examinar astendências de sua prática e avaliar a qualidade de cuidados prestados aos pacientes.

A assistência de enfermagem é operacionalizada tendo por um instrumento metodológico que sistematiza os eventos que,em associação a uma cadeia dinâmica e interrelacionada, abarcam o ato de cuidar. Com estrutura semelhante ao método científico, este instrumento, denominado processo de enfermagem, requer a reunião deconhecimentos diversos, processados e apoiados no raciocínio clínico com vistas ao julgamento diagnóstico adequado à interpretação dos problemas (respostas humanas) apresentados pelo cliente.
ParaBULECHEK; McCLOSKEY (1985) intervenção de enfermagem trata-se de uma ação autônoma da enfermeira, baseada em regras cientificas,
que são executadas para beneficiar o cliente, seguindo o caminhopredito pelo diagnóstico de enfermagem com o estabelecimento de metas a serem alcançadas. Para as autoras, intervenções constituem-se em tratamentos paraos diagnósticos de enfermagem.
Corroborando com estasituação, aparece como fator que dificulta a aplicação do processo de enfermagem na prática, a não utilização de linguagem única e de taxonomias próprias para todas as suas etapas, resultando numa...
tracking img