Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Organização do Corpo Humano

Prof. Herculano Campos

Anatomia e Fisiologia Humana
 As

ciências da anatomia e da fisiologia são o fundamento para a compreensão das estruturas e das funções do corpo humano. A anatomia (ana = através de; tomia = processo de corte) é a ciência da estrutura e das relações entre as estruturas. A fisiologia (fisio = natureza; logia = estudo de) é a ciência dasfunções corporais, isto é, como as partes do corpo trabalham.

Exemplifique como a estrutura

de uma parte do corpo está relacionada com sua função.

Níveis de Organização do Corpo Humano

Sistema Esquelético

Componentes: Ossos e articulações do corpo e suas cartilagens associadas.
Funções: Sustenta e protege o corpo; fornece uma área específica para fixação muscular; auxilia nos movimentos corporais;armazena células que produzem as células sanguíneas e armazena minerais e lipídeos (gorduras).

Sistema Muscular

Componentes: Refere-se especificamente ao tecido muscular esquelético, que é a musculatura em geral ligada aos ossos (outros tecidos musculares incluem o liso e o cardíaco).
Funções: Participa da execução de movimentos corporais, como caminhar; mantém a postura; e produz calor. Sistema Tegumentar

Componentes: Pele e estruturas associadas a ela, como pelos, unhas e glândulas sudoríferas e sebáceas. Funções: Ajuda a regular a temperatura corporal; protege o corpo; elimina alguns resíduos; ajuda a produzir vitamina D; detecta sensações como tato, pressão, dor, calor e frio.

Componentes: Encéfalo, medula espinal, nervos e órgãos dos sentidos especiais, como os olhos e asorelhas.
Funções: Regula as atividades corporais por meio de impulsos nervosos, detectando mudanças no meio ambiente, interpretando-as e respondendo a elas, mediante contrações musculares ou secreções glandulares.

Sistema Nervoso

Sistema Endócrino Componentes: Todas as glândulas e tecidos que produzem substâncias químicas reguladoras das funções do corpo, denominadas hormônios. Funções: Regula asatividades do corpo por meio de hormônios transportados pelo sangue até os diversos órgãos-alvo.

Sistema Circulatório
Componentes: Sangue, coração sanguíneos.

e

vasos

Funções: O coração bombeia sangue através dos vasos sanguíneos; o sangue transporta oxigênio e nutrientes para as células, transporta dióxido de carbono e resíduos das células e ajuda a regular a acidez, a temperatura e oconteúdo de água dos fluidos corporais; os componentes do sangue auxiliam na defesa contra doenças e no reparo de vasos sanguíneos danificados.

Componentes: Líquido linfático (linfa) e vasos linfáticos; baço, timo, linfonodos e tonsilas; células que efetuam as respostas imunes (célula B, células T e outras) Funções: Retorna proteínas e líquido para o sangue; transporta lipídeos do trato gastrintestinalpara o sangue; contém locais de maturação e proliferação de células B e células T, que protegem contra os microrganismos causadores de doenças.

Sistema Linfático

Componentes: Pulmões e vias aéreas, como a faringe (garganta), a laringe, a traqueia e os brônquios, que conduzem aos pulmões. Funções: Transfere o oxigênio do ar inspirado para o sangue e o dióxido de carbono do sangue para o arexpirado; ajuda a regular a acidez dos líquidos corporais; o fluxo de ar para fora dos pulmões, através das pregas vocais, produz sons.

Sistema Respiratório

Sistema Digestório
Componentes: Órgãos do trato gastrintestinal, incluindo a boca, a faringe (garganta), o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso, o reto e o ânus; também inclui os órgãos digestórios acessórios que auxiliam nosprocessos digestivos, como as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.
Funções: Degrada física e quimicamente os alimentos; absorve os nutrientes; elimina os resíduos sólidos.

Sistema Urinário
Componentes: Rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. Funções: Produz, armazena e elimina a urina; elimina resíduos e regula o volume e a composição química do sangue; ajuda a...
tracking img