Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS
A enfermagem é uma ciência aplicada, saindo hoje da fase empírica para a científica, desenvolvendo suas teorias, sistematizando seus conhecimentos, pesquisando e tornando-se dia a dia uma ciência independente.
A teoria se apóia e engloba leis gerais que regem os fenômenos universais, tais sejam, por exemplo, a lei do equilíbrio (homeostase ou homeodinâmica): todo ouniverso se mantém por processos de equilíbrio dinâmico entre os seus seres; a lei da adaptação: todos os seres do universo interagem com seu meio externo buscando sempre formas de ajustamento para se manterem em equilíbrio; lei do holismo: o universo é um todo, o ser humano é um todo, a célula é um todo, esse todo não é mera soma das partes constituintes de cada ser.
A enfermagem é a ciência ea arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado; de recuperar, manter e promover a saúde em colaboração com outros profissionais.
Assistir em enfermagem é: fazer pelo ser humano aquilo que ele não pode fazer por si mesmo; ajudar ou auxiliar quando parcialmente impossibilitado de seautocuidar; orientar ou ensinar, supervisionar e encaminhar a outros profissionais.
As funções da (o) enfermeira (o) podem ser consideradas em três áreas ou campos de ação distintos.
a) Área específica: assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas e torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado.
b) Área de interdependência ou decolaboração: a sua atividade na equipe de saúde nos aspectos de manutenção, promoção e recuperação da saúde.
c) Área social: dentro de sua atuação como um profissional a serviço da sociedade, função de pesquisa, ensino, administração, responsabilidade legal e de participação na associação de classe.

PROCESSOS DE ENFERMAGEM

O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas einter-relacionadas, visando a assistência ao ser humano. Caracteriza- se pelo inter-relacionamento e dinamismo de suas fases ou passos.
O primeiro passo do processo de enfermagem é o Histórico de enfermagem: roteiro sistematizado para o levantamento de dados (significativos para a (o) enfermeira (o) do ser humano que tornam possível a identificação de seus problemas.
O segundo passo, o Diagnóstico deenfermagem: a identificação das necessidades do ser humano que precisa de atendimento e a determinação
pela enfermeira do grau de dependência deste atendimento em natureza e em extensão.
O terceiro passo, o Plano assistencial inclui a determinação global da assistência de enfermagem que o ser humano deve receber diante do diagnóstico estabelecido.
O quarto passo, Plano de cuidados, ouprescrição de enfermagem: implementação do plano assistencial pelo roteiro diário (ou período aprazado) que
coordena a ação da equipe de enfermagem na execução dos cuidados adequados ao atendimento das necessidades básicas e específicas do ser humano.
O quinto passo, Evolução de enfermagem: relato diário (ou aprazado) das mudanças sucessivas que ocorrem no ser humano, enquanto estiver sob
assistênciaprofissional. Pela evolução é possível avaliar a resposta do ser humano a assistência de enfermagem implementada.
A sexta fase, Prognóstico de enfermagem: estimativa da capacidade do ser
humano em atender suas necessidades básicas alteradas após a implementação
do plano assistencial e a luz dos dados fornecidos pela evolução de enfermagem.
Assistência de enfermagem é a aplicação, pela (o)enfermeira (o), do processo de enfermagem para prestar o conjunto de cuidados e medidas que visam atender as necessidades básicas do ser humano.
Cuidado de enfermagem é a ação planejada, deliberada ou automática
da(o) enfermeira(o), resultante de sua percepção, observação e análise do comportamento, situação ou condição do ser humano.
O cuidado de enfermagem pode implicar várias atividades, por...
tracking img