Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado por duas alunas do curso técnico em enfermagem, atuante em campo de estágio. Este relatório tem por finalidade principal abordar o estudo sobre Úlcera Digestiva ou Úlcera Gástrica. Na qual o indivíduo analisado, é neste procedimento, o principal foco de observação.
Este processo é um método que por excelência promove a participação do doente nasua própria recuperação, estimulando-o a participar ativamente no seu próprio tratamento. Considera-se também um meio que permite a individualização dos cuidados de enfermagem, pois o mesmo vê o doente como um ser único o que possibilita uma maior humanização dos cuidados.

* OBJETIVOS
2.1- Objetivo geral.
Este trabalho tem como objetivo geral, analisar o estudo de caso, de um paciente comsuspeita de úlcera Gástrica. Estes estudos, então podem trazer novas formas de ajudar o paciente com o seu problema e dar mais conforto e segurança as famílias. Concluindo, o técnico em enfermagem no momento que realiza a assistência adequadamente ao paciente, possibilita melhoras significativas.

* JUSTIFICATIVA
Este relatório tem o intuito de aumentar o conhecimento sobre a problemática de umpaciente com úlcera Gástrica, realizado a partir de um acompanhamento hospitalar.

* REVISÃO DA LITERATURA
Úlceras gástricas (pépticas)
A úlcera é uma ferida que pode ocorrer em diversas partes do organismo, como na pele e no cólon (colite ulcerativa), por exemplo. Quando se fala em úlcera, porém, quase sempre as pessoas se referem às úlceras pépticas, isto é, às úlceras gástricas que surgem noestômago, às úlceras do duodeno, na junção do estômago com o intestino delgado, e mesmo às do esôfago que são mais raras.
Os ácidos estomacais, especialmente o clorídrico, são muito fortes. Num estômago normal e saudável, sua ação restringe-se somente aos alimentos, mas, em determinadas situações, eles podem atacar o revestimento do trato digestivo e provocar o aparecimento de uma úlcera quedestrói a parede estomacal e do duodeno.
Estudos epidemiológicos mostraram que as úlceras podem atingir diferentes grupos étnicos, independentemente da idade, do sexo ou da ocupação profissional.
1.1 Diagnóstico
O principal exame para diagnosticar úlceras é a endoscopia, exame realizado sob sedação que permite visualizar diretamente o esôfago, o estômago e o duodeno. Raios X e análise dos ácidosgástricos são métodos úteis em certos casos, mas pouco empregados atualmente.
1.2 Sinais e Sintomas
• Sensação de dor e/ou queimação na área entre o esterno e o umbigo que se manifesta especialmente com o estômago vazio, pois a ausência de alimentos para digerir permite que os ácidos irritem a ferida;
• Dor que desperta o paciente à noite e tende a desaparecer com a ingestão de alimentos ouantiácidos;
• Dor característica da úlcera do duodeno que desaparece com a alimentação reaparecendo depois (ritmo dói-come-passa-dói-come-passa-dói) ;
• Vômitos com sinais de sangue;
• Fezes escurecidas ou avermelhadas que indicam a presença de sangue.
4.3 Causas
A acidez do suco gástrico desempenha um papel importante. Propiciada pelo stress, pelo estilo de vida, pelo álcool e pelo tabaco,a acidez aumenta quando se tomam remédios antiinflamatórios ou aspirina.A regulação da secreção ácida depende do sistema neurovegetativo, cujos mecanismos podem ser alterados. A camada do muco que forra e protege a parede do estômago pode ser modificada ou desaparecer. Quando junto com uma acidez excessiva há uma produção de muco insuficiente, pode aparecer uma úlcera.Na maioria dos casos deúlcera constatou-se a presença de uma bactéria, a Helicobacter pylori, que, provavelmente, é responsável pelo desaparecimento da camada mucosa facilitando assim a sua agressão. A destruição da bactéria mediante um antibiótico elimina o perigo cavidade do de reincidência e reduz o risco de cancro gástrico.A úlcera gástrica é uma doença causada por muitos factores: predisposição familiar, sistema...
tracking img