Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É a habilidade de exercer influência interpessoal, por meio de comunicação para a consecução de um objetivo. Líder é todo aquele que, desejando ou não, consegue de outrem adesão espontânea às suasatitudes ou ideias. É um processo onde um indivíduo exerce influência sobre outros no grupo.

Coordenação das atividades do grupo. Planejamento dessas atividades. Estabelecimento de políticas.Conhecimento técnico específico. Comunicação entre o grupo e o meio. Coordenação interna. Determinação de recompensas e punições.

Papel de elemento “exemplo” e símbolo do grupo. Substituiçãoindividual. Definição da ideologia para o grupo. Papel da figura paterna. da responsabilidade

Chefe: cargo formal dentro de uma organização que tem processo de direção. Líder: posição “central” informaldentro do processo, onde ocorre uma aceitação voluntária de sua autoridade.

A condução de grupo tem sido concebida, basicamente, como posse e exercício do poder. Poder: palavra feia com conotações dedomínio e de submissão, controle e de consentimento. Distúrbio humano: onde o orgulho e a ambição desordenam a percepção.

Proporciona a base para a direção das organizações e para a consecução deobjetivos. Poder de posição tende a fluir de cima para baixo numa organização, e o poder pessoal tende a fluir de baixo para cima.

Poder de recompensa: recompensar àqueles que se submetem. Poderde coerção: possibilita a aplicação de punições. Poder de especialista: pessoa informação e o conhecimento. detém a

Poder de referência: conferido à uma pessoa que é aceita pelo grupo. Poderlegítimo: tentativa de influenciar o grupo.

Enfermeiro: aceita o papel e procura desempenhá-lo de acordo com as expectativas do grupo e da instituição. Impasse: diferentes elementos do grupo comdiferentes expectativas. Enfermeiro sente-se dividido: grupo de enfermagem, grupo de saúde e organização.

Liderança democrática: problemas com a administração superior. Realidade: enfermeiro amoldando...
tracking img