Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dengue.






Trabalho apresentados pelos alunos do primeiro
Semestre de Enfermagem, na disciplina de
Enfermagem e o Processo Educacional.











2012
Programa de prevenção-Caraguatatuba
Prevenção de Dengue
Alunas: Dafne, Evilin,Joselli, Lionelia,

Dengue
Horário Atividades e Metodologia
08:00 Boas Vindas/Café
08:30 Explicação /Anexo 1(Uma explicação do que é a Dengue, de onde surgiu ,alguns sintomas e a epidemia no Brasil.
08:50 Dinâmica/ Anexo 2
Essa dinâmica tem como objetivo discutir sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti,e também refletir sobre a responsabilidade de cada um e de todos no combate a Dengue .
09:10 Estudo de caso/ Anexo 3
Onde todos iram avaliar um texto que será passado para todos emforma de slides e com a explicação dos facilitadores, logo após a leitura do texto com orientação será feita uma brincadeira de mimica para que todos possam se expressar e dar opiniões, para que possam jogar e dar dicas ao mesmo tempo. Já seguindo com a elaboração de um desenho sobre o assunto para exposição em um mural elaborado.
10:00




Dinâmica/Anexo 4
Essa Dinâmica tem comoobjetivo discutir sobre o significado do trabalho em grupo, sensibilizar os componentes do grupo sobre a importância da participação de cada um; • Sensibilizar os participantes para a procura de estratégias, para enfrentar os desafios e problemas, Contribuir para aumentar os esquemas de relacionamento interpessoal no grupo, Despertar a percepção de cada componente do grupo da ação e do trabalho dosdemais.
10:20 Momento de tirar duvida/ Sem anexo
Momento onde os participantes terão a oportunidade de tirar suas duvidas restantes.
10:35 Video/Anexo 5
Será apresentado um vídeo rápido que mostra dois jovens cantando uma parodia da musica (Fugidinha) a parodia foi criada pelos próprios jovens.
10:45 Despedida/Sem anexo
Onde será entregue a letra da musica da parodia, cantaremos juntos apóscantarmos então será entregue as lembranças e agradecimentos.
11:00 Término da apresentação do grupo e aplausos.

Anexo 1
O que é a Dengue?
Dengue é a enfermidade causada pelo vírus da dengue, um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanentepara o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.
A dengue tem, como hospedeiro vertebrado, o homem e outros primatas, mas somente o primeiro apresenta manifestação clínica da infecção e período de viremia de aproximadamente sete dias. Nos demais primatas, a viremia é baixa e de curta duração.
O vírus da dengue, provavelmente, se originou de vírus que circulavam emprimatas na proximidade da península da Malásia. O crescimento populacional aproximou as habitações da região à selva e, assim, mosquitos transmitiram vírus ancestrais dos primatas aos humanos que, após mutações, originaram nossos quatro diferentes tipos de vírus da dengue. Provavelmente, o termo dengue é derivado da frase swahili "ki dengu pepo", que descreve os ataques causados por maus espíritos e,inicialmente, usado para descrever a enfermidade que acometeu os ingleses durante a epidemia que afetou as Índias Ocidentais Espanholas em 1927-1928. Foi trazida para o continente americano a partir do Velho Mundo, com a colonização no final do século XVIII. Entretanto, não é possível afirmar, pelos registros históricos, que as epidemias foram causadas pelos vírus da dengue, visto que seussintomas são similares aos de várias outras infecções, em especial, a febre amarela.
Atualmente, a dengue é a arbovirose mais comum que atinge o homem, sendo responsável por cerca de 100 milhões de casos/ano em população de risco de 2,5 a 3 bilhões de seres humanos. A febre hemorrágica da dengue (FHD) e síndrome de choque da dengue (SCD) atingem pelo menos 500 mil pessoas/ano, apresentando taxa de...
tracking img