enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera Educacional.
Curso Ciências e Tecnologia em Saúde.
1º ano de Enfermagem.



Sabrielly Barboza Campos; RA: 8410174242.
Helena; RA:






Tecnologias assistenciais e sistematização da assistência em enfermagem.

Prof.ª Aurélia Mª Bertolino Silva.




Leme, 25 de fevereiro de 2014.





APRESENTAÇÃO

Este estudo é de caráterexploratório e descritivo. Trata-se de pesquisa bibliográfica realizada com base na análise e interpretação de artigos, dissertações e teses produzidas entre 1994 a 2004. Investigamos as contribuições de pesquisadores que focalizaram a evolução histórica da tecnologia na área da saúde e da Enfermagem. De um total de 39 artigos, 03 dissertações e 02 teses selecionados, construímos para análise duascategorias: Evolução tecnológica na área da saúde: tecnologia dura e; Evolução tecnológica na Enfermagem: tecnologia levedura e leve. Este estudo permitiu-nos afirmar que é necessária uma postura crítica e reflexiva sobre a utilização da tecnologia, buscando uma adequação às necessidades do paciente como um todo e que, independente do uso da alta tecnologia, cabe ao enfermeiro manter esta presençahumanizada junto aos doentes.
Este trabalho, de revisão bibliográfica, visou abordar questões relacionadas aos aspectos teóricos e metodológicos de avaliação de resultados dos cuidados de enfermagem que visam mensurar resultados e os principais métodos e estratégias adotadas para avaliação de resultados dos cuidados de enfermagem prestados aos usuários dos serviços de saúde.
Descritores:avaliação de resultados; qualidade dos cuidados de saúde; cuidados de enfermagem.





SUMÁRIO



INTRODUÇÃO 8



1. Quadro teórico para avaliação da qualidade em serviços de saúde 9
2. Métodos para avaliar resultados10





3. Conclusões 12
4. Referencias Biográficas 13
5 .Anexos14
1.1 Anexos A- conceitos 21
1.2 Anexo B- históricos 22
1.2 Anexo C- aplicações 23INTRODUÇÃO
Nos últimos anos do século XX(20) ocorreu, em âmbito internacional, o despertar pelo tema qualidade da assistência á saúde por múltiplas razões: incremento das demandas por cuidados de saúde; custos crescentes para a manutenção dos serviços de saúde e limitados recursos disponíveis; evidencias de variação na pratica clinica; usuários maisexigentes com a qualidade dos serviços prestados; pressão tanto dos profissionais de saúde que desejam condições adequadas de trabalho para um exercício ético nas instituições de saúde como dos
governos que financiam os sistemas de saúde em diversos países e, que em todos têm o dever de zelar pela saúde de suas populações.

No Brasil, na década de 90, ocorreram algumas iniciativas independentesde acreditação hospitalar nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.
Em 1996, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade estabeleceu, como prioridade, o projeto de Avaliação e Certificação dos Serviços de Saúde e, em novembro de 1998 pelo Ministério da Saúde. No ano seguinte, o Órgão Nacional de Acreditação (ONA) foi instituído juridicamente para credenciar...
tracking img